---
O Conselho Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (CMTR), órgão de representação paritária e consultiva do Poder Público e da Sociedade Civil, conta com nova composição, que terá mandato até 31 de dezembro de 2026. A presidência está a cargo da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), tendo como titular a secretária Maína Celidonio e como suplente o assessor da secretaria, Felipe Magalhães Lins Alves. O Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro) integra o órgão como representante da sociedade civil.
A nova composição do CMTR, que tem como função assessorar a Administração Pública em assuntos relacionados à Política Municipal de Transportes e de Mobilidade Urbana, foi divulgada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Decreto Rio “P” nº 285, de 14 de abril de 2025. A medida considera decretos anteriores que criaram e alteraram a estrutura do CMTR, como o Decreto nº 37.301 de 2013, o Decreto Rio nº 46.377 de 2019 e o Decreto Rio nº 48.988 de 2021.
O decreto detalha a representação do Poder Público, incluindo diversas secretarias municipais como as de Conservação – Seconserva, de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento – SMDU, de Ordem Pública – SEOP, de Meio Ambiente da Cidade – SMAC, da Pessoa com Deficiência – SMPD, do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida – SEMESQV, de Políticas e Promoção da Mulher – SPM-RIO. Também participam a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos – CCPAR, a Companhia de Engenharia de Tráfego – CET-RIO, a Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana do Estado do Rio de Janeiro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro – Detran-RJ.
Além do Rio Ônibus, a Sociedade Civil será representada por entidades como a Associação Transporte Ativo – ATA, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – CREA-RJ, o Fórum Permanente de Mobilidade Urbana da Região Metropolitana do Rio de Janeiro – FMU RJ, o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento – ITDP, a Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S/A. – Metrô-Rio, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Observatório das Metrópoles, a Supervia Concessionária de Transporte Ferroviário – Supervia Trens Urbanos, a Concessionária do VLT Carioca, a Tembici, a Casa Fluminense e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan.
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !