Inaugurado Terminal Intermodal Gentileza, nova estação de integração do transporte público no Rio

26/02/2024 3 min leitura

O Terminal Intermodal Gentileza (TIG), localizado na Região Portuária do Rio de Janeiro, no antigo terreno do Gasômetro, próximo a São Cristóvão e à Rodoviária Novo Rio, foi inaugurado dia 23 de fevereiro, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Eduardo Paes. O TIG é uma estação de integração entre o BRT Transbrasil, o VLT Carioca e linhas de ônibus municipais regulares.

O nome é em homenagem a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por suas frases, que ocupam as pilastras do viaduto do Gasômetro, sendo a mais famosa “Gentileza gera Gentileza”. “Quando eu venho inaugurar um Terminal com o nome de Gentileza, a gente pode dizer que, finalmente, no Rio de Janeiro, o amor venceu o ódio. Que vocês possam desfrutar desse Terminal de múltiplos meios de transporte para que possam chegar mais cedo em casa”, afirmou Lula em seu discurso.

O novo Terminal foi construído em uma área de 77 mil m², que a gestão municipal comprou da Caixa por R$ 40,8 milhões, e ocupa um espaço de 25 mil m2. São dois andares: na parte superior, estão bilheterias, banheiros, 80 lojas, bares e restaurantes, e a sala de espera para o serviço especial TIG/Aeroporto Internacional do Galeão (GIG); o térreo é dedicado à chegada e tráfego de todos os modais. Para alcançar o local ha três passarelas (Rodoviária, Rua São Cristóvão e Avenida Brasil) e mais um acesso pela Avenida Francisco Bicalho. O investimento na construção foi próximo de R$ 300 milhões e a estimativa é que mais de 150 mil pessoas passem por ali diariamente.

O início do funcionamento começou já no dia seguinte à inauguração, mas ainda não em sua capacidade plena, quando os passageiros poderão acessar, além do BRT Transbrasil, as linhas 1 e 4 do VLT, que ligará o Terminal ao Aeroporto Santos Dumont e às Barcas, na Praça XV, e 14 linhas de ônibus municipais para diversos bairros da capital do Rio. Por enquanto, entraram em operação: o trecho do Transbrasil que liga a Penha ao TIG, no horário restrito de 12h às 14h; a linha executiva para o Aeroporto do Galeão; cinco linhas de ônibus municipais; e a Linha 1 do VLT Carioca, conectando o TIG ao Aeroporto Santos Dumont. Dia 16 de março, outras cinco linhas municipais começam a funcionar no Terminal. E a partir de 30 de março, será a vez do trecho do BRT entre Deodoro e o Gentileza, com início da calha segregada, e a Linha 4 do VLT, do TIG à Praça XV.

O Terminal Gentileza será o ponto final do BRT Transbrasil, que sai do Terminal Deodoro, que integra os trens da Supervia, BRT e ônibus. Além dos dois terminais de saída e chegada, o Transbrasil conta com 18 estações, num percurso de 26 quilômetros, passando por 18 bairros. A previsão para o BRT é transportar 250 mil pessoas por dia até 2030, e a expectativa é reduzir em 50% o tempo de deslocamento dos passageiros que utilizam a Avenida Brasil. Caso o destino do usuário seja o Centro do Rio, ao desembarcar do BRT no TIG e fazer a integração com o VLT, ele poderá completar toda sua viagem sem ficar no trânsito. O Transbrasil se conecta ainda ao Transolímpica, no Terminal Deodoro, e ao Transcarioca, na Penha e no Fundão.

Segundo Paes, o TIG é “o coração do transporte do Rio”. O prefeito destacou que é o local onde “todos os modais de transporte vão se encontrar. E vão se encontrar para mudar a vida das pessoas. Imagina uma pessoa que trabalha no mínimo oito horas por dia e tem que passar quatro, cinco horas no transporte público. Agora as pessoas vão poder levar uma vida com mais dignidade a partir deste espaço”.

Foto: Prefeitura do Rio

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