---
O encerramento do projeto “Passageiros do Futuro”, da SIT Macaé, deste ano, foi no dia 8 de dezembro, quando a estudante Manuella Pessanha Tomaz, de 9 anos, da Escola Municipal Almir Francisco Lapa, foi premiada com um tablet, em cerimônia realizada na própria escola. Sua redação foi eleita a melhor entre as escritas após a última visita de alunos à sede da empresa em 2022.
O “Passageiros do Futuro”, que havia sido interrompido devido à pandemia da Covid-19, foi retomado em junho passado. Ele é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé (Semed) e oferece aos estudantes do 4º ano, de escolas públicas municipais, uma atividade extracurricular nas dependências da empresa. Os alunos, acompanhados de professores e pedagogos de sua escola, participam de visitas guiadas à garagem da empresa, para conhecerem os setores, processos e profissões existentes dentro de uma operadora de transporte coletivo por ônibus.
O objetivo do projeto é promover a cidadania, orientando os estudantes a adotarem um comportamento mais seguro e consciente nos veículos e a preservar o ônibus enquanto patrimônio público. Ao final das visitas, que acontecem mensalmente, eles fazem uma redação sobre o que aprenderam naquele dia e o autor do melhor texto é premiado em cerimônia realizada na escola. Desde 2015, 1.349 estudantes, de 30 escolas do ensino fundamental, já participaram do projeto.
Outros dois projetos sociais da SIT Macaé, também paralisados devido à pandemia, voltaram ao calendário oficial da empresa este ano: o “Portas Abertas” e o “Transporte Solidário”. Ambos, juntamente com o “Passageiros do Futuro”, foram implantados em 2015 e têm como objetivo estreitar o diálogo e o relacionamento da operadora com seus clientes e a população macaense.
O “Portas Abertas” é voltado para a visitação de clientes, moradores das comunidades atendidas pela SIT, autoridades políticas, pessoas da terceira idade, alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos e superiores, além de busólogos. O objetivo é mostrar a eles os processos de trabalho e rotinas existentes dentro de uma empresa de ônibus. Durante as visitas, os participantes têm a oportunidade de apresentar suas principais demandas, que podem contribuir para a melhoria do serviço de transporte prestado. Desde 2015, o “Portas Abertas” já recebeu cerca de 1.400 visitantes.
O “Transporte Solidário”, por sua vez, busca fortalecer a parceria entre a SIT Macaé e as lideranças da cidade, como presidentes de associações de bairros, autoridades municipais e líderes de projetos comunitários e de instituições religiosas, através de serviços de cortesia de aluguel de ônibus para apoiar ações, projetos e demais necessidades das comunidades de Macaé. Entre as ações de destaque está o transporte de familiares para visita a seus entes em presídios do município do Rio de Janeiro e de Campos dos Goytacazes. Desde seu lançamento, o “Transporte Solidário” já ofereceu mais de 4 mil cortesias de aluguel de ônibus.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Comissão de Transportes aprova obrigatoriedade de cobertura nos pontos de ônibus
Campanha do Grupo JAL arrecadou mais de duas toneladas de alimentos
Vice-presidente da Semove fala sobre financiamento do transporte
Semove fala sobre governança no transporte coletivo durante Rio de Transportes
Mobilidade em todos os sentidos
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.