SIT Macaé encerra projeto “Passageiros do Futuro” de 2022

12/12/2022 2 min leitura

O encerramento do projeto “Passageiros do Futuro”, da SIT Macaé, deste ano, foi no dia 8 de dezembro, quando a estudante Manuella Pessanha Tomaz, de 9 anos, da Escola Municipal Almir Francisco Lapa, foi premiada com um tablet, em cerimônia realizada na própria escola. Sua redação foi eleita a melhor entre as escritas após a última visita de alunos à sede da empresa em 2022.

O “Passageiros do Futuro”, que havia sido interrompido devido à pandemia da Covid-19, foi retomado em junho passado. Ele é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé (Semed) e oferece aos estudantes do 4º ano, de escolas públicas municipais, uma atividade extracurricular nas dependências da empresa. Os alunos, acompanhados de professores e pedagogos de sua escola, participam de visitas guiadas à garagem da empresa, para conhecerem os setores, processos e profissões existentes dentro de uma operadora de transporte coletivo por ônibus.

O objetivo do projeto é promover a cidadania, orientando os estudantes a adotarem um comportamento mais seguro e consciente nos veículos e a preservar o ônibus enquanto patrimônio público. Ao final das visitas, que acontecem mensalmente, eles fazem uma redação sobre o que aprenderam naquele dia e o autor do melhor texto é premiado em cerimônia realizada na escola. Desde 2015, 1.349 estudantes, de 30 escolas do ensino fundamental, já participaram do projeto.

Outros dois projetos sociais da SIT Macaé, também paralisados devido à pandemia, voltaram ao calendário oficial da empresa este ano: o “Portas Abertas” e o “Transporte Solidário”. Ambos, juntamente com o “Passageiros do Futuro”, foram implantados em 2015 e têm como objetivo estreitar o diálogo e o relacionamento da operadora com seus clientes e a população macaense.

O “Portas Abertas” é voltado para a visitação de clientes, moradores das comunidades atendidas pela SIT, autoridades políticas, pessoas da terceira idade, alunos do Ensino Médio e de cursos técnicos e superiores, além de busólogos. O objetivo é mostrar a eles os processos de trabalho e rotinas existentes dentro de uma empresa de ônibus. Durante as visitas, os participantes têm a oportunidade de apresentar suas principais demandas, que podem contribuir para a melhoria do serviço de transporte prestado. Desde 2015, o “Portas Abertas” já recebeu cerca de 1.400 visitantes.

O “Transporte Solidário”, por sua vez, busca fortalecer a parceria entre a SIT Macaé e as lideranças da cidade, como presidentes de associações de bairros, autoridades municipais e líderes de projetos comunitários e de instituições religiosas, através de serviços de cortesia de aluguel de ônibus para apoiar ações, projetos e demais necessidades das comunidades de Macaé. Entre as ações de destaque está o transporte de familiares para visita a seus entes em presídios do município do Rio de Janeiro e de Campos dos Goytacazes. Desde seu lançamento, o “Transporte Solidário” já ofereceu mais de 4 mil cortesias de aluguel de ônibus.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *