Associação do Vale do Paraíba adota campanha da Fetpesp sobre perigos do mototáxi

20/03/2025 < 1

A campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”, da Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), lançada em 2023 e retomada este ano para alertar à população sobre os perigos do mototáxi, acaba de ser adotada pela Busvale (Associação Valeparaibana das Empresas de Transportes de Passageiros). A ação será implementada pelas empresas de ônibus de São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Caçapava e Campos do Jordão, filiadas à Busvale.

Além de cartazes informativos nos ônibus, a ação contará com a veiculação de spots de rádio. O objetivo é conscientizar a população desses municípios sobre os riscos do uso do mototáxi, reforçando a segurança e os benefícios do transporte público, que comporta mais passageiros, tem maior alcance e é menos poluente. A campanha também reforça a importância da regulamentação e do cumprimento das normas de segurança no transporte de passageiros.

Na edição 128 da Revista Ônibus foi publicada matéria sobre a questão do mototáxi, (https://www.revistaonibus.com.br/noticias/mototaxis-servico-comeca-a-ser-oferecido-em-sao-paulo-apesar-de-proibicao-da-prefeitura/) destacando o posicionamento da cidade de São Paulo. Embora o serviço seja proibido por lei em São José dos Campos, a prática clandestina ainda ocorre devido a brechas na legislação. Em Taubaté, o serviço é regulamentado desde 2015, com regras para funcionamento e um limite de autorizações concedidas. Nas demais cidades da região, não há regulamentação específica.