---
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) realizou, dia 9 de julho, na sede do Sistema Transporte, em Brasília (DF), o 8º Fórum CNT de Debates, cujo tema foi Mobilidade Urbana Sustentável. O evento contou com a presença: do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; do ministro das Cidades, Jader Filho; e da diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciana Costa.
Vander Costa, presidente do Sistema Transporte, lembrou que a mobilidade urbana é um tema recorrente para o desenvolvimento do país e destacou a necessidade de integração dos modais rodoviário e ferroviário. Costa também falou sobre a importância da transição energética, ressaltando estudos produzidos pela CNT que mostram o sucesso de diversas matrizes alternativas. “Temos um potencial de geração de energia limpa imenso, graças à abundância da incidência solar e de ventos, o que nos dá uma vantagem significativa nesse segmento”, explicou.
O ministro das Cidades elencou algumas ações em desenvolvimento pela pasta para melhorar a mobilidade urbana, como o BRT de Campinas, obra selecionada em 2012, mas que foi inaugurada apenas em 2024, sendo considerada uma conquista após tantos anos de espera pela população local. “Como disse o presidente Vander, não existe uma solução única para o Brasil. Fazer a eletrificação dos ônibus em grandes rincões não é uma realidade tão próxima, mas pode funcionar em outros locais. O que temos trabalhado é para entender a complexidade das regiões do nosso país e, dessa forma, atuarmos da melhor maneira”, concluiu Jader Filho.
Rodrigo Pacheco foi o último a falar e dedicou-se a temas deliberados ou em análise pelo Congresso, como a desoneração da folha de pagamentos e o projeto de regularização de ativos. “O governo brasileiro precisa participar com subsídios para o transporte para garantir que toda a população tenha acesso, a fim de que não fique refém das questões econômicas. Então nós estamos falando de investimentos em infraestrutura, de modicidade tarifária, de rapidez e de que se tenha um mínimo de conforto para se deslocar”, concluiu.
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !