---
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (12 de setembro), a proposta sobre a reoneração da folha de pagamento para os 17 setores da economia beneficiados com a desoneração desde 2011, entre eles o setor de transporte rodoviário coletivo.
Pelo texto aprovado, a reoneração será gradual a partir do ano que vem. A contribuição previdenciária aumentará 5% a cada ano, até atingir 20% em 2028, que é a reoneração integral. O décimo terceiro salário ficará totalmente desonerado durante essa transição. Para os municípios com até 156 mil habitantes, a alíquota previdenciária será de 8% este ano, aumentando gradualmente até chegar à alíquota cheia de 20% a partir de 2027.
Na quarta-feira (11 de setembro) foi discutido e alinhavado um acordo do governo com a Câmara dos Deputados, referente à nota técnica divulgada pelo Banco Central sobre os valores esquecidos em bancos, que seriam uma forma de compensação para a reoneração. Segundo o BC, os R$ 8,5 bilhões dos valores esquecidos não podem ser computados no resultado primário, que é aquele balanço que diz se o governo está gastando mais do que arrecada.
No início da noite, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), anunciou o acordo: as contas esquecidas e os depósitos judiciais vão entrar, então, para efeito contábil e não para resultado primário. Uma questão de como contabilizar, como disse depois o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O mérito do texto aprovado pela Câmara é o que foi aprovado pelo Senado. Agora, o texto vai direto para sanção do presidente Lula.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !