Campanha da Semove está entre os finalistas do UITP Award

05/05/2025 2 min leitura

A campanha “Não se cale!”, lançada pela Semove em parceria com o Instituto MovRio, responsável pelo Disque Denúncia, em novembro do ano passado, está entre os cinco projetos finalistas da categoria Campanha de Marketing, do UITP Award 2025. Os vencedores da premiação serão anunciados dia 16 de junho, em cerimônia que será realizada durante a Cúpula da UITP, em Hamburgo, na Alemanha, de 16 a 18 de junho.

“Sabíamos do grande potencial dessa iniciativa e de sua importância social. Estar entre os cinco do mundo com essa premiação tão conceituada é um reconhecimento que nos honra muito. Para nós, já é uma vitória”, afirma a diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral.  O UITP Award é promovido a cada dois anos pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP), e é considerado um dos prêmios internacionais mais importantes do setor. Destinado aos associados da entidade, conta com nove categorias – Clima e Saúde, Design, Diversidade e Inclusão, Campanha de Marketing, Integração Multimodal, Excelência Operacional, Estratégia de Transporte Público e Urbano, Inovação Tecnológica e Jovens Pesquisadores. A categoria Campanha de Marketing reconhece campanhas criativas e impactantes que reforçam a imagem do transporte público e seus serviços.

O objetivo da campanha “Não se cale!” é oferecer mais segurança às  mulheres no transporte público coletivo por ônibus do estado do Rio de Janeiro, facilitando a denúncia de assédio e qualquer outro tipo de violência contra as mulheres que aconteçam no interior dos veículos ou em pontos e terminais de ônibus. Ela integra o Programa de Combate à Importunação Sexual nos Ônibus, que tem o apoio do Detro-RJ e dos sindicatos filiados. Para facilitar o acesso aos canais de denúncia, todas as peças da campanha contam com um QR Code que direciona o passageiro para o número do Disque Denúncia (21 2253-1177). Esse formato permite fazer os relatos em tempo real, de forma anônima, inclusive com o envio de fotos e vídeos por Whatasapp. A campanha também dispõe de busdoor e panfletos, além de postagens nas redes sociais da Semove e do Disque Denúncia.