Capital carioca inaugura mais um corredor BRS

10/12/2022 2 min leitura

A cidade do Rio de Janeiro inaugura, dia 12 de dezembro, mais um corredor BRS, desta vez na Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, Zona Norte, entre os números 681 e 11, trecho que vai das Ruas Haddock Lobo à 8 de Dezembro.

A faixa é exclusiva para ônibus, micro-ônibus, táxis com passageiros e veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, polícia, fiscalização e operação de trânsito, ambulâncias, policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. O objetivo reduzir o tempo de deslocamento de passageiros do sistema de transporte público coletivo na região.

O BRS da São Francisco Xavier forma uma importante ligação da Zona Norte da cidade que conecta a Avenida Radial Oeste às Ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. Com a nova faixa exclusiva, a cidade do Rio de Janeiro passa a ter 25 desses corredores, totalizando cerca de 60,6 quilômetros de extensão. Em dias úteis, o BRS funciona das 6 às 21 horas, e nos sábados, das 6 às 14 horas. A multa para quem utilizá-los indevidamente é de R$ 293,47.

A Rua São Francisco Xavier também passa por outras alterações. Áreas verdes estão sendo implantadas em diversos trechos e esquinas, visando aumentar a segurança viária e melhorar a circulação dos pedestres. Segundo a Prefeitura, a pintura verde é um recurso que vem sendo empregado em diversas cidades brasileiras para acalmar ou moderar o tráfego e ajustar a geometria viária, readequando o espaço público, na busca de caminhadas mais seguras e agradáveis.

Nessas áreas verdes, foram instaladas jardineiras para garantir a segurança na travessia, já que elas reduzem o espaço de manobra dos veículos. Para aumentar o conforto e segurança nas travessias de pedestres, postes cujos semáforos não garantiam boa visualização por parte dos pedestres, foram deslocados para posições melhores. Neste caso, além das jardineiras, foram adotados também balizadores para proteger a área.

Foto: divulgação BRS