CNT comemora 70 anos e exalta a importância do transporte para o desenvolvimento do Brasil

20/06/2024 2 min leitura

Foi realizada ontem, 19 de junho, em Brasília, a cerimônia de celebração dos 70 anos da CNT (Confederação Nacional do Transporte). O evento contou com a presença de autoridades dos três poderes da República, de empresários dos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário e de entidades do setor. A Semove foi representada pelo presidente do Conselho, Marcos Antonio de Feres Freitas, e por seu presidente executivo, Armando Guerra.

A data, segundo o presidente do Sistema Transporte (CNT, ITL e Sest Senat), Vander Costa, foi “um momento para olharmos para o passado com orgulho e projetarmos um futuro com esperança e determinação”. Costa destacou que “o aniversário da CNT é uma oportunidade não apenas para celebrar as nossas conquistas, mas, também, de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional”.

O Transporte Move o Brasil

A CNT, ao longo de sua trajetória, tem empenhado um trabalho fundamental de interlocução política, técnica e institucional, resultando na união de esforços dos atores do setor transportador que garantiram inúmeros avanços para o país, como a melhoria da infraestrutura e das operações em todos os modais do transporte, o aprimoramento das legislações e a criação de novos marcos legais considerados fundamentais para a dinamização da economia brasileira.

Sob o lema O Transporte Move o Brasil, a Confederação intensificou a defesa dos interesses dos transportadores brasileiros, junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário. “Temos consciência da necessária união de esforços, envolvendo os poderes públicos e a sociedade, para avançar em uma agenda de aprimoramento das políticas públicas de infraestrutura, de modernização do ambiente negocial e do arcabouço regulatório nacional”, explicou Costa.

Para Vander Costa, o futuro já chegou. Por isso, o transporte precisa ser um setor sustentável não apenas no aspecto ambiental, mas, também, em relação à sustentabilidade econômica e social.  Ele ressaltou que a Confederação representa a voz de uma atividade indispensável para o progresso brasileiro. “Não restam dúvidas de que investir no transporte é uma aposta assertiva e certeira no crescimento econômico, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Homenagem, palestra e autoridades

Durante a celebração, o empresário Clésio Andrade recebeu homenagem pelos trabalhos realizados à frente da CNT, comandada por ele durante 26 anos. A solenidade contou ainda com uma palestra sobre transporte e desenvolvimento, ministrada pelo economista Ricardo Amorim.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elencou questões que, com a atuação conjunta de importantes atores, como a CNT, vêm mudando cenários no país. Ele citou a melhoria da condição das rodovias, o Programa Mover e a reforma tributária. “O PIB pode crescer mais com a reforma tributária, que desonera totalmente o investimento e a exportação”, disse. Nesse sentido, ele fez um contraponto entre o mundo e o Brasil. “O volume do comércio exterior do mundo cresceu 0,8% e o do Brasil, 8%. Nós crescemos 10 vezes mais que a média mundial”, disse, destacando que, para esse resultado, “o transporte e a logística são essenciais, assim como o trabalho da CNT.

Também prestigiaram o evento, os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Palermo Santoro.

Comentários