---
Foi realizada ontem, 19 de junho, em Brasília, a cerimônia de celebração dos 70 anos da CNT (Confederação Nacional do Transporte). O evento contou com a presença de autoridades dos três poderes da República, de empresários dos modais rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário e de entidades do setor. A Semove foi representada pelo presidente do Conselho, Marcos Antonio de Feres Freitas, e por seu presidente executivo, Armando Guerra.
A data, segundo o presidente do Sistema Transporte (CNT, ITL e Sest Senat), Vander Costa, foi “um momento para olharmos para o passado com orgulho e projetarmos um futuro com esperança e determinação”. Costa destacou que “o aniversário da CNT é uma oportunidade não apenas para celebrar as nossas conquistas, mas, também, de reafirmar seu compromisso com o desenvolvimento do transporte no Brasil, buscando sempre a excelência e a inovação em prol de um setor vital para a economia nacional”.
O Transporte Move o Brasil
A CNT, ao longo de sua trajetória, tem empenhado um trabalho fundamental de interlocução política, técnica e institucional, resultando na união de esforços dos atores do setor transportador que garantiram inúmeros avanços para o país, como a melhoria da infraestrutura e das operações em todos os modais do transporte, o aprimoramento das legislações e a criação de novos marcos legais considerados fundamentais para a dinamização da economia brasileira.
Sob o lema O Transporte Move o Brasil, a Confederação intensificou a defesa dos interesses dos transportadores brasileiros, junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário. “Temos consciência da necessária união de esforços, envolvendo os poderes públicos e a sociedade, para avançar em uma agenda de aprimoramento das políticas públicas de infraestrutura, de modernização do ambiente negocial e do arcabouço regulatório nacional”, explicou Costa.
Para Vander Costa, o futuro já chegou. Por isso, o transporte precisa ser um setor sustentável não apenas no aspecto ambiental, mas, também, em relação à sustentabilidade econômica e social. Ele ressaltou que a Confederação representa a voz de uma atividade indispensável para o progresso brasileiro. “Não restam dúvidas de que investir no transporte é uma aposta assertiva e certeira no crescimento econômico, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida da população”, disse.
Homenagem, palestra e autoridades
Durante a celebração, o empresário Clésio Andrade recebeu homenagem pelos trabalhos realizados à frente da CNT, comandada por ele durante 26 anos. A solenidade contou ainda com uma palestra sobre transporte e desenvolvimento, ministrada pelo economista Ricardo Amorim.
O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elencou questões que, com a atuação conjunta de importantes atores, como a CNT, vêm mudando cenários no país. Ele citou a melhoria da condição das rodovias, o Programa Mover e a reforma tributária. “O PIB pode crescer mais com a reforma tributária, que desonera totalmente o investimento e a exportação”, disse. Nesse sentido, ele fez um contraponto entre o mundo e o Brasil. “O volume do comércio exterior do mundo cresceu 0,8% e o do Brasil, 8%. Nós crescemos 10 vezes mais que a média mundial”, disse, destacando que, para esse resultado, “o transporte e a logística são essenciais, assim como o trabalho da CNT.
Também prestigiaram o evento, os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, das Cidades, Jader Barbalho Filho, e o secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Palermo Santoro.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !