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A Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou, no dia 25 de abril, uma nova edição da série CNT Energia no Transporte, Hidrogênio Renovável – Uma das rotas para descarbonizar o transporte rodoviário. A publicação apresenta as vantagens e desafios desse combustível verde, levando em consideração questões ambientais e técnicas. O documento tem como objetivo ampliar o conhecimento do transportador sobre a possibilidade do uso desse combustível no setor, além de incentivar a pesquisa e o investimento na área.
O hidrogênio renovável (H2 verde) está entre os principais combustíveis sustentáveis e pode despontar como uma das soluções para diminuir a emissão de gases do efeito estufa (GEE), causadores do aquecimento global. Produzido a partir de fonte energética renovável de origem eólica, hidráulica, solar e de biomassas, o H2 verde tem despertado o interesse de diferentes setores que buscam investir em tecnologias sustentáveis e em descarbonização, como o de transporte. A tendência, inclusive, é que, nos próximos anos, o H2 verde se torne um combustível automotivo cada vez mais presente no setor de transporte devido à sua emissão nula de escapamento, auxiliando, dessa forma, na descarbonização.
Atualmente, existem mais de mil registros de projetos de hidrogênio em diferentes países, mas são poucos os que se dedicam ao H2 renovável. No ranking dos países que mais possuem projetos de hidrogênio, o Brasil está na 21ª posição. Mas, como a maioria dos seus projetos é dedicada à produção de hidrogênio verde – 78% do hidrogênio produzido no País utilizam energia elétrica renovável -, o Brasil se torna líder na produção mundial de hidrogênio verde.
Os fabricantes de veículos automotivos já começaram a testar o H2 verde. De acordo com os experimentos, quando abastecidos com hidrogênio verde, poluem menos do que os abastecidos com diesel. O diferencial foi constatado em testes com três tipos de veículos, incluindo caminhões de 12 toneladas, de 40 toneladas e ônibus urbano.
Por isso, essa nova rota tecnológica tem sua importância para o desenvolvimento ambiental do transporte. A modalidade rodoviária será uma das grandes beneficiárias dessa alternativa. Nesse sentido, a série CNT Energia no Transporte tem o propósito de incentivar a redução do consumo de combustível fóssil e contribuir com a eficiência energética dos veículos pesados, como caminhões e ônibus, além de promover o uso de tecnologias menos poluentes.
Acesse a publicação: Hidrogênio Renovável – Uma das rotas para descarbonizar o transporte rodoviário.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual
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