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Com o objetivo de esclarecer as principais vantagens do diesel verde aos transportadores, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) lançou, dia 24 de maio, a publicação técnica “Diesel Verde – Uma opção de baixo carbono para caminhões e ônibus rodoviários”. Trata-se da quarta edição da Série CNT Energia no Transporte, que já abordou as fontes: hidrogênio renovável, eletromobilidade e biometano.
O trabalho mostra que o grande diferencial do diesel verde é sua composição química, que o torna totalmente compatível (drop-in) com os atuais motores a diesel de ônibus e caminhões, sem a necessidade de modificações no sistema, por ter uma estrutura de moléculas semelhante à do diesel mineral, seu equivalente de origem fóssil.
A publicação traz gráficos e comparativos, com base em dados coletados em diversos países, que demonstram o desempenho ambiental do diesel verde em veículos que não precisam sofrer modificações mecânicas. Em todos os cenários levantados em veículos de ciclo diesel, a performance energética foi positiva em termos de eficiência e redução de emissões associadas nos diferentes ciclos de condução.
Segundo o documento, para dar um passo na sua oferta nacional, o parque produtivo carece de investimentos nas infraestruturas de refinarias ou na construção de novas biorrefinarias dedicadas. Além disso, faltam políticas públicas que estimulem a sua produção e o seu consumo em escala nacional.
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Diesel verde – Uma opção de baixo carbono para caminhões e ônibus rodoviários
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