---
A Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e o TransÔnibus (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Nova Iguaçu) levarão ao Congresso Nacional de Mobilidade Urbana 2023, promovido pela ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), artigos técnicos que foram selecionados e inseridos na Biblioteca Virtual da Associação. Chamado também de Arena ANTP, o Congresso será realizado entre 24 e 26 de outubro, no Transamérica Expocenter, em São Paulo.
Carbonômetro, SAFE e deslocamento pós-Covid
Os trabalhos inscritos pela Federação e pelo Sindicato serão apresentados em sessões técnicas, divididas de acordo com os temas em que estão inseridas. No dia 25 de outubro, às 10h, na Arena 6, sessão Questões Urbanas, Meio Ambiente e Mobilidade, será defendido o artigo “Carbonômetro: contador do CO2 não emitido pelo passageiro do transporte por ônibus do RJ”, o primeiro dos três artigos da Semove selecionados. Caberá ao gerente de Planejamento e Controle, Guilherme Wilson, fazer a apresentação. Wilson assina o artigo juntamente com a coordenadora de Meio Ambiente, Christiane Chafim, e o analista Ambiental Sênior, Vinicius Sampaio.
No dia 26 de outubro, às 14h, na Arena 5, sessão Transporte Público, será a vez do artigo “SAFE: georreferenciamento de assaltos em ônibus no estado do Rio de Janeiro”, que ficará a cargo do coordenador de Projetos da Semove, Andherson Ojeda, autor do texto ao lado do engenheiro de Transportes Pleno, Lucas Pires, e de Cesar Paulo, que foi jovem aprendiz na Federação. Ainda na sessão Transporte Público, às 15h do mesmo dia 26, na Arena 4, será apresentado o artigo “Mudança do padrão de deslocamento pós-Covid-19 e a resiliência do sistema de ônibus da RMRJ”. A exposição será do engenheiro de Transportes Junior, Rafael Ribeiro da Silva, um dos autores do artigo, juntamente com Eunice Horácio e Richele Cabral, respectivamente, gerente e diretora de Mobilidade Urbana.
Segundo Eunice Horácio, foi utilizada “a análise de dados da bilhetagem e das respostas de um questionário, que fez parte de uma pesquisa realizada pela Semove, para entender aspectos relevantes sobre a perda de demanda pelo sistema de ônibus da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro após a pandemia de Covid-19”. A pesquisa aconteceu nos meses de junho, julho e agosto de 2023, nos formatos digital, com acesso através de link nas redes sociais da Semove e de parceiros, e presencial, em cinco pontos focais de grande movimentação de pessoas, nas áreas centrais do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Niterói, São Gonçalo (no centro comercial e no bairro de Alcântara). “Além disso, o artigo também lista ações para a retomada e fidelização da demanda de passageiros”, esclarece Eunice.
Um outro artigo inscrito pela equipe da Semove – Web Scraping em Marketplace para detecção do uso indevido de Vale-Transporte – foi incluído na Biblioteca Virtual da ANTP. Assinam o texto o engenheiro de Transportes Júnior, Lucas Azevedo, e os estatísticos pleno e júnior, João Pedro e João Carlos, respectivamente.
Avaliação de desempenho, gerenciamento de riscos e subsídio
O TransÔnibus também teve três trabalhos selecionados, sendo um da área de Desenvolvimento Humano e Organizacional e dois da área de Mobilidade Urbana. O primeiro deles – Sistemática de avaliação de desempenho – será exposto no dia 25 de outubro, às 14h, na Arena 5, na sessão Qualidade, Marketing e Tecnologia, pela diretora de Gestão de Pessoas, Rosa Emília da Conceição. O segundo – Análise do gerenciamento de riscos em empresas de transporte coletivo – será apresentado também no dia 25, na Arena 6, às 16h, na sessão Transporte Público, pelo gerente de Mobilidade Urbana, Thadeu André Melo. O gerente ficará responsável ainda pela apresentação do terceiro artigo – Análise técnica e jurídica para instituição de subsídio no transporte coletivo -, que acontecerá na Arena 6, logo em seguida à primeira exposição.
De acordo com o superintendente do TransÔnibus, Jorge Murilo dos Santos Corrêa, o fato de ter três comunicações técnicas entre as selecionadas para o Arena ANTP deste ano se deve à competência dos colaboradores do Sindicato e à parceria das empresas associadas. “Não podemos deixar de agradecer ao elevado grau de comprometimento e parceria de nossas associadas para o desenvolvimento de trabalhos científicos de excelência e que visam otimizar e racionalizar as atividades do importante segmento econômico do transporte de passageiros”, afirmou.
Palestrantes da Semove
Além da participação nas sessões técnicas, a Semove também terá representantes em três painéis do Arena ANTP. No dia 24, às 16h, logo após a abertura oficial do evento, o gerente de Planejamento e Controle, Guilherme Wilson da Conceição, falará no painel “Transição energética: como será no Brasil”. A diretora de Mobilidade Urbana, Richele Cabral, que é também conselheira de Inovação da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), estará entre os palestrantes do tema “O momento da mudança no transporte coletivo brasileiro”, dia 26, às 14h, na Arena 1. No mesmo dia e horário, na Arena 2, o diretor executivo da Riocard Mais, Cassiano Rusycki, ministrará palestra sobre o tema “ITS: Tecnologia para todos – empresas, governos e população.
Richele participará ainda, como moderadora, no painel “Os desafios de operar a frota elétrica”, dia 26, às 10h, na Arena 5. Dessa vez, ela estará como representante do Programa Coletivo, da NTU, do qual é vice-presidente de Eletromobilidade.
A Revista Ônibus, publicação institucional da Semove, veiculada nos formatos virtual (www.revistaonibus.com.br) e impresso, também terá representantes no Arena ANTP. Estarão presentes a editora chefe, Tânia Mara Gouveia Leite, e o editor gráfico, Arquimedes Martins Celestino.
Confira a programação completa do Arena ANTP no link https://www.arenaantp.com.br/.
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !