---
Realizado entre os dias 4 e 7 de junho, em Barcelona, Espanha, o UITP Global Transporte Summit contou com cerca de 15 mil participantes, 85 painéis e mais de 300 palestrantes, que debateram os mais importantes temas da atualidade para o transporte público. O evento também ofereceu uma série de visitas técnicas e feira com 380 expositores, que ocuparam dois pavilhões de 40 mil m² no total, do centro de exposições Fira Barcelona. O Brasil esteve presente tanto entre os expositores, mostrando tecnologias e soluções nacionais para o mundo, como na programação do Congresso.
A secretária municipal de Transportes da cidade do Rio de Janeiro, Maína Celidonio, ministrou palestra no painel sobre “Soluções inovadoras de mobilidade: um conto das cidades latino-americanas”. Já no painel “Alavancando o fluxo de passageiros e a gestão de multidões com tecnologia e inovação”, a analista de business intelligence sênior, do MetrôRio, Anna Clara Fernandes, falou sobre “Modelos de trabalho pós-pandemia impactando o transporte de passageiros”. Outro palestrante brasileiro foi Roberto Labarthe , diretor da CCR SA, de São Paulo, que participou do painel “Garantindo a inclusão à medida que avançamos para cidades líquidas zero”. Daniel Takatohi, chief revenue officer, da Autopass, de São Paulo, defendeu o tema “Como impulsionamos a inovação na mobilidade de São Paulo”, no painel “Branding com propósito para transporte público: fazer o bem também pode significar fazer bem”. Já o assessor de Comunicação Social, do departamento de Mobilidade Urbana de Natal, professor Guto Castro, falou sobre “Ética no trânsito? É o caminho para uma cultura de paz na mobilidade?”, no painel sobre “Transporte público eficiente para viagens seguras e ativas”. Andre Luis Pereira Costa, CEO do Metrô Bahia e do VLT Carioca, palestrou no painel “Melhorando os custos totais de propriedade dos sistemas ferroviários urbanos”. Lenice Nunes, supervisora de Negócios do Conhecimento, da Cia do Metropolitano de São Paulo, falou sobre “Gestão do Conhecimento e Inovação no Metrô de São Paulo”, no painel “Transferindo conhecimento de transporte público entre as gerações”. Por fim, Camilla Perotto, cientista de Dados da Scipopulis, de São Paulo, moderou o painel “Estratégias de transição energética na renovação da frota de ônibus”.
Na abertura do Congresso, a Assembleia Geral da UITP elegeu Reneé Amilcar, gerente geral de Transportes de Ottawa, Canadá, como novo presidente da entidade. A diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, que participou do evento, foi eleita VP da Divisão América Latina. A Assembleia também definiu a criação de um grupo de trabalho voltado para o transporte sob demanda. Além disso, durante a cerimônia de abertura, foram anunciados os vencedores do UITP Awards, prêmio que reconhece as boas práticas e inovações do setor de transporte público no mundo. Um projeto brasileiro, do MetrôRio, intitulado Programa Jovens Aprendizes Mulheres: Diversidade de Gênero na Indústria do Transporte” foi o vencedor na categoria Diversidade e Inclusão. Outro projeto do Brasil, o Transcol Mais Sustentável, desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) do estado do Espírito Santo e empresas do Transcol, conquistou o primeiro lugar da América Latina. na categoria “Clima e Saúde”. Este resultado foi divulgado na cerimônia de comemoração dos 20 anos da Divisão Latino-americana da UITP, dia 6 de junho.
O vice-presidente de Relações Institucionais da Semove, Rodrigo Tortoriello, esteve presente ao Congresso. De acordo com matéria publicada pelo site de notícias Diário do Transporte, ele destacou a importância do evento na mudança de ótica do planejamento operacional, voltado para o atendimento ao cliente. Segundo o executivo, tecnologias de transporte mais sustentáveis, como ônibus elétricos e autônomos, parecem distantes para o Brasil, mas, com a redução de custos dos componentes, podem chegar ao País dentro de 3 ou 4 anos. A expertise em operação, em tecnologia de informação ao usuário e em bilhetagem eletrônica, em um mercado grande como o brasileiro, são características que Tortoriello aponta como de interesse para os públicos de outros países, diz a matéria do site.
Essa edição do Congresso da UITP (Associação Internacional de Transporte Público) foi a primeira após a pandemia. A última aconteceu há 4 anos, em junho de 2019, em Estocolmo, Suécia. Agora, o evento volta a ser bienal e a próxima será realizada em 2025, em Hamburgo, Alemanha.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !