Congresso sobre cidades inteligentes reuniu 258 palestrantes e 50 expositores

31/05/2023 2 min leitura

O Smart City Business Brasil Congress 2023, evento sobre cidades inteligentes, realizado em São Paulo, dias 24 e 25 de maio, reuniu as principais empresas em soluções tecnológicas, prefeitos, secretários, governadores e todo ecossistema de cidades inteligentes para debater sobre como construir essas novas cidades. A 10ª edição Congresso contou com 50 expositores, 258 palestrantes e 3500 participantes. Foram realizadas sessões plenárias, painéis e reuniões estratégicas, com foco no trabalho colaborativo, na troca de ideias, visões e soluções transformadoras para consolidar as cidades.

“O que mostramos e trouxemos durante esses dias foi o estado da arte das tecnologias digitais inteligentes, como podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas nas cidades, como nós podemos fazer com que todos os serviços que serão prestados pelas municipalidades atendam aos quesitos de inclusão social e fundamentalmente sejam efetivos do ponto operacional”, afirmou o CEO do Smart City Business America (SCBA), Jorge Barros.

O primeiro dia começou com o painel “A economia da vida no desenvolvimento territorial após a pandemia”, com a presença de Elkin Velásquez, diretor regional América Latina e Caribe da ONU Habitat; Carolina Guimarães, estrategista da Cause Brasil; Márcio Schiavo, presidente da Comunicarte; e Rodrigo Perpetuo, diretor executivo para a América do Sul do Iclei. A necessidade da flexibilização de burocracias, a importância da inovação incremental e disruptiva, a importância da economia do cuidado e de políticas voltadas economicamente para esse trabalho, a valorização de espaços públicos verdes e de qualidade acessíveis para todos e o senso de urgência para responder a demandas iminentes foram alguns dos temas discutidos

A “Reunião de Prefeitos – Inovações na gestão municipal: soluções centradas no bem-estar das pessoas” apresentou iniciativas desenvolvidas por algumas cidades que podem servir de modelo para municipalidades de todo o País. O coordenador foi o presidente da Comunicarte, Márcio Schiavo.