Coppe lança relatório com 10 ações prioritárias para um transporte sustentável na RMRJ

28/08/2024 2 min leitura

A Coppe/UFRJ acaba de lançar um relatório com as 10 ações prioritárias para a promoção de um transporte sustentável na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ). São elas: restauração da confiança dos usuários; maior participação do transporte público, o que exige tempos de viagem reduzidos, linhas diretas, maior frequência, menor custo, conforto e segurança pública; redução da tarifa por meio de subsídio; investimento em infraestrutura no primeiro e último trecho das viagens e nos pontos de ônibus; adoção de medidas de gerenciamento de demanda, como pedágio urbano e restrição de estacionamento; construção de infraestrutura dedicada ao transporte público, como faixas exclusivas ou seletivas; uso de tecnologia para melhorar a comunicação com o usuário; uso de veículos não poluentes; planejamento de linhas que promovam a integração física e tarifária e evitem a sobreposição dos sistemas de transportes, e indicação e autoridade metropolitana, para a coordenação das ações municipais em benefício da RMRJ.

O relatório foi baseado em estudo sobre a visão do usuário do transporte público na RMRJ, realizado nas cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Niterói, São João de Meriti, Magé, Itaboraí, Maricá, Mesquita, Nilópolis e Japeri. Foram realizadas 4.323 entrevistas, sendo 92,02% de forma presencial e 7,98% digital, entre agosto e outubro de 2023, visando identificar o padrão de deslocamento da população. O estudo ouviu também os operadores do sistema de transporte público, em uma mesa-redonda, e analisou artigos técnicos e projetos de sucesso em mobilidade de outros países.

Além de apresentar o top 10 das ações prioritárias para um transporte sustentável, o documento traz também outros pontos importantes apurados pelo estudo, como as visões dos usuários, dos operadores, que foram ouvidos durante o estudo, através de mesa-redonda, do poder público, e da literatura científica, a partir da análise de artigos e experiências de outros países. Outro aspecto destacado no documento são as premissas contempladas pela pesquisa, como: planejar cidades densas e na escala humana, criar cidades orientadas ao transporte público, otimizar a malha viária e seu uso, fomentar o caminho e uso da bicicleta, implementar melhorias no transporte público, controlar o uso de veículos, gerir estacionamentos, promover o uso de veículos não poluentes, comunicar soluções e abordar os desafios exaustivamente.

O estudo que originou o relatório foi conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Laboratório de Otimização e Sistemas de Informações Geográficas (OPTGIS), do Programa de Engenharia de Transportes (PET) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE). O relatório foi produzido: pelas professoras Cintia Machado de Oliveira, Marina Leite de Barros Baltar, pelo professor Glaydston Mattos Ribeiro, pelas engenheiras Joyce Azevedo Caetano e Larissa Rodrigues Turini.

Veja o relatório completo pelo link.

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