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O BRT (Bus Rapid Transit) de Curitiba, primeiro sistema dessa natureza implantado no mundo, pelo então prefeito da cidade Jaime Lerner, em 1974, comemorou seus 50 anos de funcionamento com a realização de um seminário, promovido pela UITP (Associação Internacional dos Transportes Públicos), entre os dias 27 e 29 de novembro, no Parque Barigui, na capital paranaense. O evento reuniu especialistas de todo o mundo para discutir o progresso do BRT nos seis continentes, seu impacto no planejamento urbano das cidades e o futuro do sistema.
A Semove foi representada pela diretora de Mobilidade Urbana, Richele Cabral, uma das oradoras na palestra “Impulsionando a eficiência: capturando a excelência operacional em sistemas BRT”, ao lado do diretor de Programa de Cidades, da WRI, Luis Antonio Lindau; da gerente geral adjunta do Estabelecimento de Eletricidade, Bonde e Túnel de Istambul (İETT), na Turquia, Zeynep Mutlu; e do diretor da Metbus, empresa de transporte por ônibus de Santiago, no Chile, Hector Moya. O debate foi moderado pelo chefe da Unidade de Transporte de Ônibus, Conhecimento e Inovação da UITP, Arno Kerkhof.
Richele falou sobre os projetos de BRTs no Brasil e em especial no Rio de Janeiro, onde os estudos para implantação do sistema foram iniciados em 2008, com a consultoria de Jaime Lerner, e cuja construção começou poucos anos depois, na preparação da cidade para receber a Olimpíada de 2016.
Reuniões, debates e visitas técnicas
No primeiro dia de seminário foram realizadas as reuniões da Divisão América Latina e da Divisão Ônibus, além dos workshops: Sustentabilidade: risco climático, ODS e resiliência do transporte público; Revolução global da gestão pública e do êxito para os projetos de mobilidade; e Inovação e tendências em mobilidade urbana. No segundo dia, além do painel do qual a diretora da Semove participou, outros cinco foram realizados: Preparando o cenário: BRT, nascido e criado em Curitiba; Evolução do planejamento e do design conceitual para sistemas de transporte rápido por ônibus em todo o mundo; Retrocedendo no sucesso: navegando no investimento e implementação do BRT; Roteiro para zero: transformando BRTs em sistemas neutros em carbono; e Movimento para a frente: mapeando a trajetória futura dos BRTs. À noite, um jantar comemorativo reuniu os participantes do evento.
O Seminário contou também com duas visitas técnicas. A primeira, no dia 26 de novembro, ao sistema de BRT do Rio de Janeiro, para representantes de 14 países e do Brasil, que desembarcaram na cidade carioca antes de seguirem para o evento oficial em Curitiba. A segunda, no último dia, ao sistema da capital paranaense, que inspirou mais de 190 cidades no mundo, ao reduzir o tráfego, cortar emissões, melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas e mudar a história do transporte público.
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