---
As empresas de ônibus de Petrópolis seguem investindo e adotando procedimentos sustentáveis para a reutilização da água, um dos recursos mais preciosos do planeta. Somente no ano passado, através de equipamentos e sistema próprio para a captação, as operadoras conseguiram evitar o desperdício, minimizar o consumo e reduzir os gastos, reaproveitando mais de 15,1 milhões de litros de água, quantidade equivalente à limpeza completa de mais de 50 mil ônibus.
A garagem da Turp Transporte, localizada na BR-040, conta com o sistema de reuso e captação de água há 11 anos. Desde a implantação até o ano passado, cerca de 105 milhões de litros foram economizados pela empresa, equivalente a aproximadamente 10,5 milhões de litros por ano. Com o recente acréscimo da frota, a captação da água da chuva e sua reutilização tende a aumentar. “Nos preparamos para a reutilização de 14,7 milhões de litros de água por ano, a partir de agora. Durante todos os processos de limpeza dos ônibus, conseguimos reutilizar 75% da água, tendo economia no consumo e qualidade na execução dos serviços de limpeza”, disse o diretor da empresa Jean Moraes.
A Cidade Real também possui sistema de captação e reuso da água na garagem, localizada no bairro Independência. Segundo Miguel Ângelo Vianna, gestor da empresa, o investimento teve início em 2017 e reflete na economia e no meio ambiente. Somente em 2024, a operadora economizou 4,1 milhões de litros de água, quantidade equivalente ao processo de limpeza de até 13,6 mil ônibus. “A água é um bem indispensável e que deve ser levado a sério. Utilizamos, em média, 300 litros para manter a limpeza de um coletivo. Após as ações de sustentabilidade, conseguimos reaproveitar 270 litros em cada lavagem de ônibus”, explicou o gestor da empresa.
A Cidade das Hortênsias, localizada no bairro Carangola, possui recursos de captação de águas pluviais há sete anos, com tratamento de água para reuso. De acordo com Patrícia Salvini, diretora da empresa, são reutilizados, em média, 42 mil litros de água por mês, representando uma economia superior a 500 mil litros por ano. “Armazenada e cuidada de forma adequada, a água é utilizada exclusivamente para a lavagem dos ônibus e limpeza do pátio da empresa. A captação acontece por meio de calhas colocadas no telhado da garagem, que vão direto para as caixas d’água”, explicou.
Fotos: Divulgação
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !