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A Anttur (Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento) e a Fresp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) realizaram, em Atibaia, entre 18 e 20 de outubro, em Atibaia (SP), o 23º Encontro Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo e do 24º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo.
O evento debateu os seguintes temas: os impactos da reforma tributária nos orçamentos das empresas de fretamento, apresentado pelo advogado José Antônio Minatel; a governança e seus reflexos na sucessão familiar, defendido por Olga Pontes, vice-presidente do IBDEE (Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial); as transformações proporcionadas pela tecnologia na gestão do transporte, com André dos Santos Cerqueira, superintendente WeSafety, e Deomar Assunção, CEO da SQUAD, ambas empresas do Grupo Águia Branca; o panorama das mudanças na matriz energética, apresentado por Paulo Arabian, diretor comercial Volvo Ônibus Brasil, Jorge Carrer, diretor de vendas Volkswagen Ônibus, Walter Barbosa, vice-presidente de vendas, Marketing e Serviços de Ônibus Mercedes-Benz, e Jurandir Fernandes, membro do Conselho Internacional do Centro Paulista de Estudos da Transição Energética (Unicamp), e como se adaptar às mudanças na Lei do Motorista, defendido pela advogada Lisa Helena Arcaro, especialista em Direito Trabalhista.
Sobre a Lei do Motorista, que obriga as empresas a estabelecerem intervalos de descanso e controle de jornada de trabalho em suas operações, Lisa Arcaro explicou que o advento da tecnologia e da própria Lei 12.103, de 2015, contribuiu para o aumento de ações trabalhistas com diferentes decisões judiciais, que geram insegurança jurídica para as operadoras. “É necessário tratar este tema com seriedade e mostrar que o setor é capaz de resolver suas próprias questões”, disse. Ela sugeriu que a questão possa ser tratada por meio de convenções coletivas de trabalho.
Os encontros contaram com cerca de 400 participantes, entre fornecedores, imprensa, representantes do poder público, expositores e empresários de fretamento dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Pernambuco, entre outros.
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