Estacionamento irregular prejudica a operação de ônibus em Petrópolis

19/01/2023 2 min leitura

Em nota emitida à imprensa, o Setranspetro denunciou o problema do estacionamento irregular na cidade de Petrópolis, que vem prejudicando a operação dos ônibus, causando atrasos e perdas de viagens. De acordo com o Sindicato, “diariamente, a maioria das quase oito mil viagens de ônibus programadas, enfrentam problemas de estacionamento irregular em algum trecho do trajeto”.

Somente no ano passado, a Cidade Real enviou 139 ofícios à CPTrans, denunciando o estacionamento irregular. Segundo levantamento feito pela empresa, por conta do problema a operação precisou ser interrompida ao menos 90 vezes. A Cidade das Hortênsias identificou, também no ano passado, 18 pontos críticos que prejudicam a operação de 24 linhas de ônibus. A Petro Ita é outra empresa que enfrenta dificuldades na operação, principalmente nos finais de semana, nas proximidades do Trono de Fátima.

A Cascatinha lida com os veículos particulares estacionados em curvas e nos pontos finais, principalmente nos locais mais íngremes. E a Turp Transporte encara dificuldades nas proximidades da Praça de Corrêas, onde o ponto de ônibus em frente ao supermercado é ocupado por veículos particulares, prejudicando o embarque e desembarque de passageiros, principalmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida. No ano passado, a empresa enviou 44 ofícios à CPTrans relatando o problema.

Segundo o Setranspetro, empresas estão divulgando diariamente, em tempo real, os locais em que são registrados os estacionamentos irregulares, através das redes sociais do Sindicato no Facebook e no Instagram (@setranspetro). As operadoras contam com o auxílio da população e do órgão fiscalizador para denúncias e esperam que medidas sejam colocadas em prática, coibindo, advertindo e punindo a irregularidade.

Foto: divulgação Setranspetro