Fetpesp relança campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de Ônibus”

07/03/2025 2 min leitura

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (Fetpesp) anunciou que irá retomar a campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”, lançada em 2023, em parceria com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) e a Confederação Nacional do Transporte (CNT), cujo objetivo é conscientizar a população sobre a importância de utilizar o transporte público regular.

A campanha alerta sobre os riscos da utilização de transportes não regulamentados, sem comprovação da capacitação técnica dos condutores para a prestação desse serviço perigoso, que pode agravar as estatísticas de mortes e gerar mais custos à saúde pública e mais problemas no trânsito das cidades brasileiras. Seu relançamento, agora, tem como objetivo principal chamar a atenção da população de São Paulo sobre os riscos de serviços como o mototáxi, além de apoiar a decisão da Prefeitura da cidade de proibir esse tipo de transporte.

Segundo o presidente da Federação, Mauro Herszkowicz, em artigo assinado dia 7 de março de 2025, no site da entidade, a Fetpesp “começou o ano de 2025 reforçando a sua posição de defender o transporte regulamentado, seguro e confiável. Desde o início do ano, nossa entidade vem apoiando a decisão da Prefeitura de São Paulo de combater a atividade de transporte individual de passageiros por meio do serviço de mototáxi. Acerta a administração municipal em acionar a Justiça para coibir a prestação desse serviço perigoso que traz sérios riscos à saúde da população e à segurança do trânsito”, afirmou.

Ao retomar a campanha “Sua segurança não pode ser passageira. Vá de ônibus!”,  a intenção da Federação é mostrar também que “as empresas que prestam serviços de transporte de passageiros regulares e legalizados respeitam a vida das pessoas e sabem de suas responsabilidades com a mobilidade e com a preservação do bem-estar dos nossos passageiros”, diz o presidente.