---
Foi realizado em Salvador (BA), dia 21 de novembro, no Wish Hotel Bahia, o 113º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana. O encontro foi promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com a Prefeitura de Salvador e contou com a presença de secretários e dirigentes de transporte e trânsito de várias cidades brasileiras.
O grupo entregou à equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, um documento, batizado de Carta de Salvador, com “medidas de caráter imediato, que considera fundamentais para a construção de um sistema de mobilidade urbana de qualidade, equitativo, sustentável e eficiente para o País”.
Entre as propostas, o grupo pede maior esforço do governo federal pela aprovação do PL 4.392/2021, que instituiu o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos (PNAMI) em áreas urbanas. Os integrantes do Fórum entendem que os recursos para ressarcimento da gratuidade de idosos no transporte público seja permanente.
Além disso, eles pedem a implantação do Marco Legal Regulatório do Transporte Público Coletivo, a instituição da Política Nacional de Redução de Emissões e de Descarbonização dos sistemas de transporte público e a participação da União no financiamento da operação e da infraestrutura voltados para a melhoria da qualidade, eficiência e modicidade tarifária no transporte público, bem como a participação da União na elaboração de padrões de referência e indicadores nacionais de desempenho e qualidade.
Assinaram a Carta de Salvador: Renato Telles, presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana e superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju (SE); Fabrizzio Martinez Müller, vice-presidente Nacional do Fórum e secretário de Mobilidade Urbana de Salvador (BA); Ana Valéria Ribeiro Borges, vice-presidente Regional do Fórum, Região Norte, e diretora-superintendente de Mobilidade Urbana de Belém (PA); Ogeny Pedro Maia Neto, vice-presidente Regional do Fórum, Região Sul, e presidente da Urbanização de Curitiba (PR); Maína Celidonio de Campos, vice-presidente Regional do Fórum, Região Sudeste e secretária Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (RJ); Saulo Figueiredo, vice-presidente do Fórum, Região Nordeste, e secretário Municipal de Transporte e Trânsito de Feira de Santana (BA); e Horácio Mello e Cunha Santos, vice-presidente Regional do Fórum, Região Centro-Oeste, e secretário de Mobilidade de Goiânia (GO).
Além das questões apontadas na Carta de Salvador, o Fórum discutiu também a eletrificação das frotas de ônibus, modelos de financiamento, metas de sustentabilidade e a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros. Nos dias 22 e 23 de novembro, foram realizadas reuniões do Grupo Qualiônibus, integrado por representantes de várias cidades e entidades, entre elas a Semove, para discutir temas relacionados ao transporte coletivo.
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Salvar meus dados neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !