Gerente da Semove defende tese de doutorado sobre mobilidade urbana no período posterior à Covid-19

20/03/2025 < 1

A gerente de mobilidade urbana da Semove, Eunice Horácio, defendeu, no dia 27 de fevereiro, na Coppe-UFRJ, a Tese de Doutorado “Um Procedimento para compreender a Mobilidade Urbana em Períodos de Pós-Crise: O Caso da Covid-19 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.

O trabalho analisou os impactos da pandemia da Covid-19 no modo de deslocamento das pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e teve como base pesquisa realizada em 2023 com 4 mil pessoas, em 14 municípios da Região. Segundo Eunice, o estudo evidenciou os desafios já existentes no transporte público coletivo, mas também apresentou possíveis estratégias que possam torna-lo mais eficiente e atrativo.

Entre as propostas da tese estão: restaurar a confiança dos passageiros no sistema, melhorar a qualidade e a atratividade do serviço, reduzir tarifas por meio de subsídios, investir em infraestrutura e tecnologia, incentivar o uso de veículos menos poluentes e definir uma autoridade metropolitana que tenha uma visão sistêmica do transporte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

“A pesquisa focou na perspectiva das pessoas, suas necessidades e percepções. Em períodos de crise, as demandas mudam, e entender essa realidade é essencial para desenvolver políticas de transporte eficientes e alinhadas às expectativas da população. Só assim podemos oferecer um sistema mais eficiente e contribuir para a qualidade de vida nas cidades”, conclui Eunice.