---
A gerente de mobilidade urbana da Semove, Eunice Horácio, defendeu, no dia 27 de fevereiro, na Coppe-UFRJ, a Tese de Doutorado “Um Procedimento para compreender a Mobilidade Urbana em Períodos de Pós-Crise: O Caso da Covid-19 na Região Metropolitana do Rio de Janeiro”.
O trabalho analisou os impactos da pandemia da Covid-19 no modo de deslocamento das pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e teve como base pesquisa realizada em 2023 com 4 mil pessoas, em 14 municípios da Região. Segundo Eunice, o estudo evidenciou os desafios já existentes no transporte público coletivo, mas também apresentou possíveis estratégias que possam torna-lo mais eficiente e atrativo.
Entre as propostas da tese estão: restaurar a confiança dos passageiros no sistema, melhorar a qualidade e a atratividade do serviço, reduzir tarifas por meio de subsídios, investir em infraestrutura e tecnologia, incentivar o uso de veículos menos poluentes e definir uma autoridade metropolitana que tenha uma visão sistêmica do transporte na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
“A pesquisa focou na perspectiva das pessoas, suas necessidades e percepções. Em períodos de crise, as demandas mudam, e entender essa realidade é essencial para desenvolver políticas de transporte eficientes e alinhadas às expectativas da população. Só assim podemos oferecer um sistema mais eficiente e contribuir para a qualidade de vida nas cidades”, conclui Eunice.
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !