Governo do Rio cria grupo de trabalho que analisará estender o BUI para todos os municípios

13/09/2024 < 1

O Governo do Rio de Janeiro criou, na primeira semana de setembro, um Grupo de Trabalho formado por quatro membros da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e três membros do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ) para analisar a viabilidade técnica e financeira de estender o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) para os 92 municípios do Estado.

Atualmente, o BUI, que é destinado a passageiros entre 5 e 64 anos com renda mensal igual ou inferior a R$ 3.205,20, atende 20 cidades da Região Metropolitana: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.

O passageiro cadastrado no BUI pode utilizar até dois meios de transporte, no período de três horas, sendo um deles obrigatoriamente intermunicipal. O preço pago é de no máximo R$ 8,55. O benefício é aceito nas barcas, metrô, trem, ônibus municipais e intermunicipais, vans intermunicipais legalizadas, BRT e VLT. Em um dia, ele pode ser utilizado duas vezes, com intervalo de uma hora entre o registro nas catracas.

A resolução que instituiu o grupo foi assinada pelo secretário de Transportes, Washington Reis, e pelo presidente do Detro, Leonardo de Lima Matias.

Comentários