---
O Governo do Estado do Rio de Janeiro adotou uma nova medida para combater fraudes e irregularidades no uso do Bilhete Único Intermunicipal (BUI) em vans e ônibus.
Uma resolução conjunta entre a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e o Detro-RJ, publicada no Diário Oficial em 5 de julho, estabelece que a Riocard deve enviar diretamente ao Detro-RJ os dados da bilhetagem eletrônica das vans intermunicipais. A resolução visa aumentar o controle sobre as transações envolvendo o benefício.
Caso sejam identificadas inconsistências será iniciado um processo de apuração, e o repasse do subsídio do BUI poderá ser suspenso até a conclusão da investigação. O Detro-RJ notificará o permissionário para apresentar defesa prévia em 10 dias, e o caso será julgado internamente antes de ser encaminhado à secretaria para decisão final.
Além disso, a Setram e o Detro-RJ começaram a testar câmeras de biometria facial em vans intermunicipais, para garantir que o BUI seja utilizado apenas por quem realmente tem direito. A tecnologia, já presente em 40% dos ônibus intermunicipais e em fase de teste no metrô e trens, visa coibir o uso indevido do benefício, que é intransferível e não pode ser emprestado, negociado ou vendido.
Passageiros que usarem o BUI de forma irregular podem perder o benefício e, no caso de vale-transporte fornecido por empresas, podem até ser demitidos por justa causa e responder por fraude.
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !