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O gerente de Planejamento e Controle da Semove, Guilherme Wilson, foi o entrevistado, dia 21 de março, do CarbonCast, um podcast sobre a descarbonização da economia, as mudanças climáticas e seus impactos práticos na vida das pessoas e nos negócios. O programa é produzido pela Carbon Report, iniciativa focada na produção de conteúdo sobre esses temas.
Wilson falou sobre o transporte público como solução para a descarbonização da mobilidade urbana. Inicialmente, fez um histórico sobre todo o processo de controle de emissões de gases de efeito estufa, que o setor de transporte e a Semove iniciaram em 1997, com o Programa Economizar, de monitoramento da frota de ônibus. “Hoje, estamos com 99,8% da frota do estado do Rio de Janeiro dentro dos padrões ambientais. Mas, foi um caminho árduo. Em 1997, 65% da frota não passava nos testes de emissões”, lembrou.
De acordo com o gerente, a partir de 2004, com a entrada da matriz energética, baseada em biocombustíveis para transporte pesado, foi possível alcançar melhorias no que se refere à redução do nível de emissão de gases de efeito estufa. “Inicialmente, o biodiesel entrou em misturas que começaram em 2% e hoje nós já estamos consumindo 14%, vamos agora para 15%… e já tem um horizonte que se deseja chegar a 20% na matriz, isso é combustível renovável. E a gente segue com as empresas fazendo esse acompanhamento da eficiência energética do setor como um todo”, explicou.
Guilherme Wilson defendeu a necessidade de desenvolver biocombustíveis com tecnologias mais avançadas, que permitam atender as frotas de motores a diesel, pois o biodiesel atualmente não dá conta disso. “Estamos acompanhando atentamente o movimento da eletromobilidade”. Ele também falou que o nível de emissão da frota brasileira é menor do que o de qualquer outro país e deu o exemplo do etanol, que é utilizado em veículos leves.
O carbonômetro, ferramenta que permite estimar a contribuição dos ônibus para a redução da poluição atmosférica e, consequentemente, para a melhoria da saúde da população, foi outro assunto da entrevista. Lançado no final do ano passado, o carbonômetro é um contador digital que funciona dentro do site da Semove e informa, em tempo real, o número total de emissões de CO2 evitadas pelo setor de transporte público por ônibus desde janeiro de 2023.
A entrevista completa está disponível no Spotfy, no link.
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