Joint venture entre Águia Branca e Grupo JCA é recomendada pela superintendência-geral do Cade

07/07/2023 < 1

A superintendência-geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) emitiu parecer favorável recomendando a aprovação da joint venture BusCo, união entre a Viação Águia Branca (VAB) e a JCA Holding Transportes, Logística e Mobilidade. O parecer é do dia 30 de junho e foi publicado no Diário Oficial da União no dia 3 de julho. As duas empresas operam nos setores de transporte coletivo de passageiros e logística.

No despacho, a superintendência encaminha o assunto para ser analisado pelo tribunal do Cade. Agora, o processo será distribuído a um conselheiro que conduzirá o caso e o enviará para julgamento pelo colegiado.

A superintendência analisou tanto a sobreposição horizontal, identificada nas linhas operadas pela VAB e JCA no mercado de transporte rodoviário regular de passageiros, quanto a integração vertical entre os segmentos e o das atividades da joint venture no mercado nacional de plataformas digitais para operacionalização estratégica do transporte rodoviário.

Foram sugeridas algumas restrições, como abstenção de uma das empresas em operar nas linhas em que subsistem sobreposições horizontais. Além disso, foram proibidas parcerias entre a BusCo e empresas de transporte que não fazem parte dos grupos Águia Branca ou JCA. A liberação de alguma parceria dependerá de aprovação do Cade.

 

Foto: Divulgação