Maricá apresentou protótipo de ônibus elétrico-hidrogênio

01/06/2023 < 1

O protótipo do ônibus elétrico-hidrogênio, desenvolvido pela Coppe/UFRJ, em parceria com a Prefeitura de Maricá (RJ), esteve em exibição no 3º Congresso Brasileiro do Hidrogênio, realizado entre 29 e 31 de maio, na Barra de Maricá.

O estudo da tecnologia do ônibus movido a hidrogênio faz parte dos planos do município para descarbonizar totalmente a frota de coletivos da cidade até 2038. O investimento total é de R$ 11,5 milhões em três veículos sustentáveis, que estão sendo desenvolvidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe com diferentes combustíveis não poluentes: 100% elétrico, elétrico-etanol e elétrico-hidrogênio. Serão realizados testes com os veículos para avaliar sua operação e determinar qual modelo será adotado.

“A linha de montagem dos futuros ônibus movidos a hidrogênio deve funcionar em Maricá, como mais um item de fomento à ciência. Além disso, temos de atrair para cá também empresas dispostas a reforçar essas pesquisas e seus propósitos, como a Petrobras”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha.

A cidade dispõe atualmente de uma frota com 115 ônibus com Tarifa Zero, operada pela Empresa Pública de Transporte (EPT). A expectativa da empresa é que ao menos três veículos já estejam circulando pela cidade no próximo ano em caráter experimental, chegando a 15 coletivos em 2027.

Foto: Evelen Gouvêa