---
Em dezembro passado Maricá realizou a primeira viagem de teste com passageiros do protótipo do ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, fruto de uma parceria entre a Prefeitura e o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). O trajeto experimental conectou os hospitais municipais Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, e Conde Modesto Leal, no Centro.
O projeto busca descarbonizar a frota municipal operada pela Empresa Pública de Transportes (EPT), que atualmente oferece linhas tarifa zero. Essa iniciativa utiliza recursos de royalties de petróleo para promover inovação e sustentabilidade, com o objetivo de transformar Maricá em um polo de tecnologia limpa. O projeto recebeu um investimento de R$ 11,5 milhões, aplicados pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ. Além do modelo elétrico-hidrogênio, dois outros protótipos estão em desenvolvimento: etanol-hidrogênio e etanol-elétrico. Maricá espera que a produção desses ônibus seja realizada na própria cidade, impulsionando a industrialização local e permitindo o retorno de royalties pela propriedade da patente tecnológica.
Os testes continuam neste mês de janeiro. Após o período experimental, Maricá selecionará o modelo mais adequado para expandir sua frota descarbonizada, reafirmando seu papel como referência em sustentabilidade no Brasil.
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !