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A Turp Transporte, empresa de Petrópolis, eleita pela Mercedes-Benz como referência no Brasil no Programa Consultoria Gerencial, recebeu a visita de Nhlamulo Mashimbye, representante da montadora na África do Sul. Ele conheceu o projeto de manutenção preditiva dos coletivos da empresa, que antecipa e desenvolve soluções para evitar o surgimento de falhas em máquinas e equipamentos, e manifestou interesse em aplicar a metodologia adotada pela operadora no mercado de exportação sul africano. “Fico muito satisfeito ao presenciar a possibilidade de redução de custos, através desta consultoria. O propósito é encaminhar o mesmo conceito aos potenciais clientes da África, encorajando o mercado ao suporte oferecido pela fabricante e o expandindo posteriormente”, destacou.
O projeto da Turp apresenta como resultados a diminuição do índice de falhas dos ônibus, sua eficiência e melhora de desempenho, além de ações voltadas aos avanços na fabricação dos novos modelos de ônibus no País. Desde 2018, a empresa compartilha informações sobre a operação dos ônibus com a montadora, com o objetivo de buscar melhorias contínuas na prestação do serviço. Ano passado, o trabalho foi reconhecido por representantes da Mercedes-Benz do México, que visitaram a operadora e acompanharam de perto os procedimentos para posterior implantação no mercado internacional. “O conceito de consultoria gerencial faz com que o diálogo aconteça entre a fábrica, a concessionária e o cliente. O programa é composto por 10 fases, em que são trabalhados pontos importantes como o planejamento, checagem, implantação de ações, desenvolvimento, eficácia e monitoramento dos conceitos aplicados, além da performance do produto e disponibilidade do veículo para operação, onde são ouvidas todas as partes envolvidas, sendo técnicos, supervisores e gerentes, para desenvolvimento do plano de ação”, explica Fernando Quintão, consultor de pós-venda da Mercedes-Benz. O índice de falhas na operação diminuiu a partir da adoção das orientações da montadora. Antes da metodologia, era registrada uma falha em um ônibus a cada 14 mil quilômetros. Agora, o mesmo registro é identificado somente a cada 24 mil quilômetros. Além das instruções operacionais teóricas e práticas, o trabalho se estende também ao consumo e qualidade das peças. A finalidade é reunir elementos para propor à montadora a utilização de matéria-prima que aumente a vida útil dos produtos e ofereça mais qualidade aos coletivos.
“O direcionamento recebido pela montadora é fundamental para o desenvolvimento dos nossos resultados e gera uma sinergia entre os setores da empresa, como manutenção, operação, suprimentos e diretoria. Desde então, nós identificamos os principais desgastes e sugerimos os possíveis ajustes, passando a nossa percepção para possíveis melhorias no processo de fabricação dos veículos, recebendo, em contrapartida, todo o suporte específico para o nosso campo de atuação”, destacou Jean Moraes, diretor da Turp Transporte.
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