---
Os cidadãos de Teresópolis agora contam com um aplicativo para monitoramento do transporte coletivo da cidade: o MobiTerê. Lançado pelas empresas Dedo de Deus e 1º de Março, concessionárias que operam o transporte por ônibus no município, o app fornece informações sobre os horários dos ônibus em tempo real, facilitando a vida da população que utiliza o serviço em seus deslocamentos.
A iniciativa beneficia mais de 50 mil passageiros por dia que já podem acompanhar simultaneamente o trajeto dos coletivos nas ruas, visualizar em quantos minutos eles chegarão nos pontos de embarque e quais linhas de ônibus passam num determinado local. Todos os veículos da frota da cidade estão equipados com sistema de GPS, que permite o monitoramento.
O aplicativo possui uma interface simples e intuitiva. Na tela principal é mostrado o mapa de onde se encontra o passageiro já com a marcação dos pontos de ônibus mais próximos. Na mesma tela pode-se digitar o endereço de origem e destino ou a linha de ônibus que deseja embarcar.
A partir daí o aplicativo apresenta as opções de rotas, o tempo do percurso, a hora da chegada do ônibus no ponto escolhido, a distância total da viagem e os locais de embarque e desembarque. Além disso, o app mostra a distância a ser percorrida a pé até o local de embarque e do desembarque até o destino.
De acordo com Auvanir Junior, gerente de operações das viações, a ferramenta traz mais qualidade ao transporte e previsibilidade para o passageiro. “Os engarrafamentos e as vias interditadas prejudicam a frequência dos ônibus nos pontos. Isso, talvez, seja o nosso grande desafio para uma maior eficiência da mobilidade urbana. Com o aplicativo, o passageiro poderá planejar o embarque e só precisará ir para o ponto na hora certa, já que ele vai saber o momento exato da passagem do coletivo por ali”, explica.
O MobiTerê passou por vários testes antes de ser lançado e terá agora um período de aprendizagem mais amplo por parte dos desenvolvedores para detectar áreas de sombras que prejudiquem a transmissão do sinal GPS, além da realização de outros ajustes a partir da opinião dos passageiros.
O aplicativo está disponível para os celulares com sistema Android e iPhone (iOs) e para baixá-lo basta buscar “MobiTerê” na loja de aplicativos. O app possui um menu explicativo apresentando um passo-a-passo de como utilizá-lo e também permite aos passageiros enviarem sugestões, elogios e reclamações.
Foto: Divulgação
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !