Nova direção da NTU eleita para o biênio 2025/2027 toma posse, em Brasília

03/04/2025 2 min leitura

O novo Conselho Diretor da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) para o biênio 2025/2027 tomou posse dia 2 de abril, em Brasília. Na ocasião, foram eleitos como presidente do Conselho Edmundo Carvalho Pinheiro, e como vice, Mauro Artur Herszkowicz. Ao todo, foram empossados 30 membros do Conselho Diretor e seis do Conselho Fiscal, contando os três titulares e os suplentes. Os representantes do estado do Rio de Janeiro eleitos para o Conselho Diretor são: Jorge Manuel Pereira Dias, João Gouveia Ferrão Neto, Marco Antonio Feres de Freitas e Armando Galhardo Nunes Guerra. Já para o Conselho Fiscal, o Rio conta com o suplente Paulo Antônio Carrilho Valente.

Segundo Edmundo Carvalho Pinheiro, o grande desafio que o setor tem hoje é retomar a relevância do transporte público coletivo dentro da mobilidade urbana das cidades, que vem decaindo nos últimos anos, com queda da participação dos modos coletivos frente aos individuais. Para o presidente, “é preciso recuperar a capacidade de investimento para melhoria e ampliação do serviço”. Edmundo também falou de sua preocupação com o meio ambiente, afirmando que só o transporte público coletivo é capaz de assegurar uma mobilidade mais sustentável.

O novo presidente representa o Distrito Federal junto à NTU. Ele também preside o Conselho de Inovação da entidade. Nascido em Goiânia, foi presidente e fundador do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo (SET) da cidade, liderou a fundação do Consórcio da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (Redemob) e integra o grupo familiar detentor da HP Transportes Coletivos, ITA e Urbi Mobilidade. Além disso, atua como membro do Conselho Diretor do Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade (MDT) e participa como Diretor da Confederação Nacional de Transportes (CNT), na Seção do Transporte Rodoviário de Passageiros.
Já o vice-presidente, Mauro Artur Herszkowicz, é um dos representantes de São Paulo no Conselho Diretor. Paulista, ele dirigiu a Viação Bandeirante e a Viação Auto Ônibus Santa Cecília em São Paulo, até adquirir a Viação Paraty, em 1985. Adquiriu também a Viasol, em 2013. Atualmente, é presidente do Sindicato das Empresas Urbanas do Interior do Estado de São Paulo e da FETPESP, Federação das Empresas de Transporte do Estado de São Paulo.