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A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) divulgou, dia 10 de dezembro, o estudo inédito “Modernização tecnológica da frota do transporte coletivo urbano”, que trata do processo de renovação da frota de ônibus do transporte coletivo urbano no Brasil, abordando a transição energética e os caminhos para a descarbonização do transporte público.
De acordo com o levantamento, as emissões dos ônibus (urbanos, rodoviários e de fretamento) representam apenas 0,8% do total das emissões do país. O cálculo é baseado em informações do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases (SEEG, 2023), do Observatório do Clima.
O documento traz dados sobre a idade média da frota nacional de ônibus urbanos, que atingiu seis anos e cinco meses, segundo o Anuário NTU 2023-2024 – a idade mais elevada em todo o período avaliado de quase 30 anos; e debate a pressão que o setor vem sofrendo para a adoção dos veículos elétricos.
De acordo com o levantamento, a frota de ônibus urbanos dos principais sistemas de transporte do Brasil é composta, na sua maior parte, por veículos que estão na fase 7 do Proconve, sendo que muitas capitais já utilizam veículos da fase 8, restringindo ainda mais a emissão de gases poluentes. Desta forma, o ônibus consolida-se como uma alternativa de transporte não poluente, ficando bem à frente dos carros e motos.
A pesquisa analisa também o PAC da Mobilidade Urbana – Renovação da Frota, iniciativa do Governo Federal que promoverá um investimento total de R$ 9,8 bilhões para aquisição de 2.296 ônibus elétricos (R$ 7,3 bilhões) e 3.015 ônibus a diesel Euro 6, correspondente a fase 8 do Proconve (R$ 2,6 bilhões). Um total de 98 municípios em 20 estados tiveram suas propostas aprovadas e selecionadas para receber os 5.311 ônibus.
Para acesso ao estudo completo, clique aqui.
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