NTU e CNT se manifestam contra ataques aos Três Poderes

12/01/2023 2 min leitura

A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), que representa mais de 500 operadoras e entidades de transporte coletivo urbano por ônibus no Brasil, entre elas a Semove, emitiu nota, dia 9 de janeiro, repudiando os ataques à democracia que ocorreram em Brasília.

A nota diz que a NTU “repudia veementemente os atos de vandalismo praticados neste domingo (8) contra o Estado de Direito, com ameaças à atuação dos Três Poderes. A NTU considera inaceitável a ação de vândalos que atentaram diretamente contra a democracia brasileira, depredando o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, disseminando o caos e o terror na Capital da República. A Associação se solidariza com o Governo Federal e espera que todos os fatos sejam devidamente apurados e que todos os culpados sejam punidos com o rigor da Lei.”

O Sistema CNT, formado pela Confederação Nacional do Transporte, Sest Senat e Instituto de Transporte e Logística, também se manifestou contra os atos criminosos ocorridos no domingo (8 de janeiro), em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes da República foram invadidas e depredadas. Em ofício enviado, no dia 9 de janeiro, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber; ao presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco; e ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o presidente da CNT, Vander Costa, manifestou sua solidariedade e indignação.

“O Sistema CNT une-se aos Poderes constituídos da República para demonstrar sua indignação e desprezo em relação aos atos antidemocráticos e golpistas em Brasília, e para reafirmar sua solidariedade e máximo respeito às instituições atacadas”, destaca Vander Costa.

Segundo o presidente da CNT, as destruições promovidas nas sedes dos Três Poderes representam verdadeiro menosprezo dos criminosos não só com a história, a cultura e o patrimônio do povo brasileiro, mas, fundamentalmente, com os valores republicanos mais caros – sendo o principal deles a democracia. Vander Costa afirma que o Sistema CNT repudia com veemência tais atos criminosos e se une às demais instituições democráticas do país no desejo de que a justiça seja feita, com a identificação e punição exemplar dos responsáveis conforme determina a Lei.

“De parte do Sistema CNT, além do repúdio a tais ações e de nossa solidariedade aos Poderes da República, colocamo-nos à disposição para auxiliar, no limite de nossas possibilidades, para a recuperação e restauração dos bens depredados, no desejo sincero do retorno mais célere possível da normalidade nos edifícios sede dos Três Poderes, patrimônio de todos os brasileiros”.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *