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A NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) lançou um simulador para que as empresas de transporte por ônibus possam calcular os impactos da reoneração da folha de pagamento, aprovada pelo Congresso Nacional.
A ferramenta, desenvolvida em parceria com a Brasscom, foi criada a partir do DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício) de uma empresa fictícia do setor de Tecnologia da Informática. Seu objetivo é auxiliar as empresas a avaliarem a melhor opção: se devem aderir à escala gradual da reoneração ou optar pela contribuição de 20% sobre a folha de pagamento.
Para fazer a simulação, é necessário inserir os percentuais da receita líquida sobre a receita bruta, do custo da folha sobre a receita líquida e dos salários sobre o custo da folha. Também é preciso informar a alíquota da CRPB (Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta) de acordo com a Lei da Desoneração.
A partir da análise desses dados, o simulador faz o cálculo, apontando o melhor caminho, utilizando gráficos e bandeiras. A bandeira verde indica que vale a pena continuar na desoneração do ano em questão; a amarela indica ambas as situações – continuidade ou contribuição de 20% – são iguais; a vermelha mostra que não vale a pena manter a desoneração.
Acesse a ferramenta no link: NTU_-Simulação-Tributária-v.17-setores.xlsx – Planilhas Google
Sobre a reoneração:
A reoneração foi aprovada pela Câmara dos Deputados dia 12 de setembro e já havia passado pelo Senado dia 20 de agosto. Agora aguarda sanção do presidente Lula. O texto aprovado atinge os 17 setores beneficiados pela desoneração da folha desde 2011, entre eles o de transporte rodoviário coletivo.
A contribuição previdenciária aumentará, a partir do ano que vem, de forma gradual, sendo 5% a cada ano, até atingir 20% em 2028, que é a reoneração integral. O décimo terceiro salário ficará totalmente desonerado durante essa transição.
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