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O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (5 de maio), que o programa do governo federal criado para baratear o preço do carro popular foi “repaginado” e deverá priorizar a redução de preços de ônibus e caminhões. “A gente repaginou o programa e ele ficou mais voltado ao transporte coletivo e ao transporte de carga, mas o carro também está contemplado”, disse.
Segundo o ministro, o assunto seria pauta de reunião com o presidente Lula, agendada para o mesmo dia 5, quando também trataria do Desenrola, programa para a renegociação de dívidas de pessoas físicas que foi uma das promessas de campanha. Haddad informou ainda que o presidente havia validado a fonte de financiamento proposta pela equipe econômica para o programa de redução de tributação de veículos.
Para financiar os custos do pacote, que podem chegar a R$ 1 bilhão, o ministério pretende antecipar a reoneração do diesel, cujos descontos em tributos estavam previstos para irem até o final do ano. Com isso, o governo deve gerar R$ 3 bilhões em arrecadação. Os ônibus devem receber um incentivo de R$ 300 milhões, caminhões R$ 700 milhões e carros R$ 500 milhões.
O programa para carros populares foi inicialmente desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para diminuir o preço de carros até R$ 120 mil. Os maiores descontos seriam concedidos para carros mais baratos, com maior parte da produção nacional e com maior eficiência energética. Ele foi apresentado por Alckmin na semana retrasada e a Fazenda pediu 15 dias para estudar os impactos fiscais da medida e seu alcance.
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