Pagamento digital cresce no transporte de Niterói, São Gonçalo e região

10/04/2024 2 min leitura

Os usuários do transporte público de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá estão cada vez mais utilizando o Cartão Digital para o pagamento de suas passagens. Segundo a Riocard Mais, o total de transações no formato digital aumentou em 33% de 2023 para 2024 nessas localidades, demonstrando a aceitação e confiança dos clientes no novo método.

Ainda de acordo com a Riocard Mais, a adoção dessa nova forma de pagamento é uma tendência que veio para ficar e que contribui para a modernização do transporte público, além de reduzir a circulação de dinheiro em espécie, garantindo mais segurança e facilitando o controle financeiro das empresas.

No caso dos passageiros, também promove a melhoria da experiência de embarque. Com a praticidade de ter o cartão no celular, os usuários não precisam mais se preocupar em ter dinheiro trocado ou enfrentar filas para comprar bilhetes. Basta aproximarem o celular do validador e o pagamento é realizado de forma rápida e segura.

“Levamos em consideração a dificuldade que determinados usuários pudessem ter para estar conectados no momento do embarque e desenvolvemos uma solução para que eles não precisassem do sinal de internet para efetuar o pagamento”, explica Melissa Sartori, gerente de marketing e produto da Riocard Mais.

Cartão Digital

O uso do Cartão Digital é simples e rápido. O cliente deve ter um smartphone com sistema Android e tecnologia NFC, que viabiliza o pagamento por aproximação, e é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador. Em todo o Estado do Rio de Janeiro, mais de 75% dos equipamentos utilizados em ônibus, metrô, trem, VLT, BRT, barcas e vans aceitam o Cartão Digital.

A tecnologia NFC (Near Field Communication) é a responsável por permitir o pagamento por aproximação. Ela permite a comunicação sem fio e de curto alcance entre dispositivos, como o smartphone e o validador do transporte público. Com apenas um toque do celular no validador, a transação é realizada de forma instantânea, agilizando o embarque dos passageiros.