Passageiros de ônibus de Teresópolis respondem pesquisa sobre o serviço

23/08/2023 2 min leitura

Começou no dia 22 de agosto e vai até 1º de setembro uma pesquisa com os passageiros do transporte coletivo da cidade serrana de Teresópolis (RJ). A iniciativa é uma parceria da Semove e da Viação Dedo de Deus, operadora do transporte público no município, com o WRI Brasil, que desenvolve pesquisas, estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades e integra o World Resources Institute (WRI), instituição global de pesquisa com atuação em mais de 50 países.

A pesquisa será aplicada dentro dos ônibus, em dias e horários diferentes, em todas as linhas de ônibus que operam em Teresópolis. Doze pesquisadores uniformizados e identificados com crachá ficarão encarregados de fazer o levantamento. A ideia é definir o perfil atual dos usuários de transporte coletivo da cidade, a partir do conhecimento sobre a rotina de deslocamento dos passageiros, o tempo gasto dentro do coletivo, a facilidade de acesso ao transporte público, o impacto dos congestionamentos na vida da população e a satisfação geral com o sistema de transporte. “Dentro de 30 dias teremos os resultados e poderemos traçar ações com mais eficiência”, afirma o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto.

A pesquisa faz parte do Programa QualiÔnibus, que tem como objetivo melhorar a mobilidade dos municípios brasileiros, atrair e manter clientes do sistema de ônibus e tornar esse modo transporte mais sustentável. O programa conta com um grupo de especialistas formado por representantes do poder público e de entidades de transporte de vários municípios e estados, entre eles a Semove.

Segundo Marcelo Augusto, o Programa QualiÔnibus permite a troca de informações com sistemas de transportes de outras cidades e países em busca de maior eficiência na mobilidade urbana de Teresópolis. O executivo informa ainda que a Viação Dedo de Deus renovou e ampliou a sua frota com 22 ônibus, aumentou em mais de 20% o número de horários na cidade, alcançando mais de 1.370 viagens diariamente, e lançou o serviço executivo ligando os bairros do Alto e Albuquerque. Tudo isso visando a qualidade do serviço ofertada aos clientes.