---
Uma pesquisa de abrangência nacional, realizada com cerca de quatro mil pessoas, revelou que 73,5% dos entrevistados utilizam o benefício do vale-transporte que recebem das empresas todos os dias úteis da semana, enquanto 15,5% usam de três a quatro vezes, 6% de uma a duas vezes por semana, e apenas 5% raramente o utilizam.
O levantamento, realizado pela RB Ticket, plataforma de gestão de vale-transporte, mostrou que a economia financeira é a principal vantagem percebida por quem recebe o vale-transporte, sendo mencionada por 57,5% das pessoas. Por exemplo, uma pessoa que mora na cidade do Rio de Janeiro e utiliza a tarifa integrada de ônibus com o sistema metroferroviário para se deslocar diariamente, gasta em média R$ 17,10 por dia, ou R$ 376,20 por mês, considerando 22 dias úteis. Esse valor equivale a 24,7% do salário-mínimo atual de R$ 1.518. Com o vale-transporte, que tem o desconto limitado a 6% do salário base, a economia mensal chega a R$ 285,12, ou 18,7% da renda.
Mais vantagens
Outras vantagens mais mencionadas para o uso do vale-transporte foram a facilidade no uso, citada por 40,5% dos respondentes, sendo 38% com idade entre 30 e 43 anos, e o menor impacto ambiental, apontado por 28,5%. Além disso, também foram citados os seguintes benefícios do vale-transporte: controle e acompanhamento de gastos (23%), acesso a diversas modalidades de transporte público (22%) e maior segurança no pagamento (19%).
O levantamento, feito pela RB|Ticket, plataforma de gestão de vale-transporte mostrou também que 85% das pessoas consideram o vale-transporte importante ou extremamente importante e que 87% estavam cientes da obrigatoriedade de as empresas fornecerem o benefício e apenas 13% não conheciam a lei. Também apurou que o benefício é essencial para muitos trabalhadores: 58% afirmaram que ele sempre facilita a chegada ao trabalho, 15,5% disseram que facilita na maioria das vezes e outros 15,5% declararam que nunca facilita. Já 6% apontaram que facilita ocasionalmente e 5% disseram que facilita raramente.
O uso do ônibus
Outro aspecto revelado pela pesquisa está relacionado ao ônibus como meio de transporte mais utilizado para se deslocar até o trabalho. O modal foi citado por 35% dos entrevistados. Outros 30% mencionaram o carro particular e 11% a motocicleta. Os transportes sobre trilhos (trem e metrô) foram apontados por 8% dos pesquisados, os carros por aplicativo por 4% e a bicicleta por 3%; 9% indicaram outras opções.
Entre os homens que participaram da pesquisa, ônibus e carro particular empatam, cada um sendo citado por 32% das pessoas. Em terceiro aparece a motocicleta, com 14%. Entre as mulheres, 39% afirmaram utilizar o ônibus e 28% o carro particular; trem e metrô ficaram na terceira posição, com 10% das citações.
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !