Pesquisa revela que 67% da população de Teresópolis recomenda o transporte coletivo

28/02/2024 3 min leitura

Pesquisa realizada pela WRI Brasil, por intermédio do Programa QualiÔnibus, revelou que mais da metade dos passageiros entrevistados (54,3%) estão satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços de transporte público de Teresópolis. Em relação à confiabilidade, 67% dos passageiros recomendam o sistema de ônibus do município.

Entre outros dados interessantes, o estudo revelou que o atendimento ao cliente e a segurança em relação aos acidentes de trânsito são os pontos com melhor avaliação entre os 16 itens de qualidade questionados na pesquisa. Por outro lado, o conforto nos pontos dos ônibus e a disponibilidade de horários são os itens com menor satisfação.

O Plano de Mobilidade Urbana é um item que se mostra urgente diante da sensação dos passageiros de ônibus em relação ao trânsito. De acordo com a WRI, 77 minutos é o tempo médio gasto com deslocamentos no transporte coletivo da cidade. Outro dado que mostra o tamanho do desafio é que 22% dos passageiros de ônibus de Teresópolis gastam duas horas ou mais em seus deslocamentos, número próximo do encontrado em pesquisas que avaliam esse mesmo cenário nas principais capitais do Brasil.

Mas 84% dos entrevistados concordam que o ônibus enfrenta muitos congestionamentos e 53% deles estão insatisfeitos ou muito insatisfeitos com essa situação.

Sobre os itens de menor satisfação, como conforto nos pontos de ônibus e a disponibilidade de horários, Marcelo Augusto, diretor da Viação Dedo de Deus, empresa que opera o sistema de ônibus na cidade, ressalta que, desde o ano passado, a empresa vem desenvolvendo um plano de ação para melhorar e modernizar o transporte coletivo. No entanto, ele alerta para a necessidade de a cidade seguir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prevê a priorização do transporte coletivo sobre o individual, além de promover a igualdade no acesso ao ônibus e maior eficiência do serviço a partir da adequada política tarifária.

“Aumentamos em mais de 240 horários a disponibilidade. São mais de 1.390 viagens por dia. Estamos em um esforço muito grande para promover melhorias. Lançamos novo aplicativo, serviço executivo e diminuímos a idade média da frota. Porém, é necessário que Teresópolis se espelhe em cidades que já avançaram em seu Plano de Mobilidade Urbana e na adoção do subsídio tarifário, reduzindo o preço da passagem e garantindo que a empresa operadora receba a tarifa correta para custear o sistema e ampliar os horários”, afirma Marcelo.

O levantamento apontou também que 70% dos passageiros utilizam o ônibus para se deslocar cinco dias ou mais na semana e que 65% dos usuários usam o transporte coletivo para chegar ao trabalho, seguido pelos motivos estudo (18%) e saúde (13%) e que 59,6% dos passageiros ganham até 2 salários-mínimos.

Um dado importante revelado na pesquisa é que 73% dos passageiros precisam de apenas um ônibus para chegar ao destino e que os horários de maior uso são entre 7h e 9h e entre 17h e 19h.

No ano passado, a Viação Dedo de Deus viu reduzir o número de passageiros pagantes em 2,6%. Em contrapartida, o número de gratuidades cresceu 7%, continuando a representar cerca de 40% do número de passageiros transportados na cidade, enquanto a média nacional, de acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU), é de 27%. Com o aumento dos custos e das gratuidades, a tarifa técnica na cidade chega a R$ 5,90, de acordo com estudos da planilha de custos do setor. No entanto, a tarifa atual é de R$ 4,90.

Dados sobre a Pesquisa de Satisfação do Transporte Coletivo de Teresópolis

Forma de Pagamento – A forma de pagamento mais usual é o RioCard, com 32,7% da preferência, seguido pelo pagamento com dinheiro com 30,4%.

Modos alternativos de uso ao ônibus – Para 16,7% dos clientes, o automóvel por aplicativo é a principal alternativa ao ônibus, seguido por transporte a pé (13,7%) e automóvel como passageiro (13%).

Tempo gasto no transporte – Estima-se que o tempo médio diário de deslocamento dos clientes seja de 1 hora e 17 minutos. Mais de 31% dos passageiros gastam até 1 hora com deslocamentos. Mais de 44% gastam entre 1h e 3h com deslocamentos.

Confiabilidade – 74% dos passageiros estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o cumprimento do itinerário 48% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a chegada ao destino final sem atrasos e com as saídas dos ônibus dos pontos finais nos horários programados.