---
O Instituto Rio Metrópole realizou, dia 14 de maio, a quinta e última audiência pública do Plano de Mobilidade Metropolitana 2034. O evento aconteceu no Auditório da SEAERJ (Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro) e com transmissão ao vivo pelo YouTube. A audiência foi importante para abordar questões de mobilidade metropolitana em todos os municípios da RMRJ e teve a participação ativa da população, internautas e de representantes dos municípios onde esclareceram suas dúvidas e apresentaram críticas e sugestões.
Durante a audiência, a sociedade teve conhecimento sobre o conteúdo do PRM 2034, que deve se tornar um instrumento de governança metropolitana para o estado do Rio de Janeiro pelos próximos dez anos. Todas as informações e as audiências públicas podem ser assistidas no link: www.prm2034.com.br
O que é o PRM 2034?
O PlanMob Rio Metrópole é um Plano de Mobilidade para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado, através do Instituto Rio Metrópole.
O Plano visa tratar de maneira sistêmica todos os municípios da RMRJ, analisando a interdependência dos seus componentes de mobilidade urbana para estabelecer diretrizes metropolitanas que promovam a integração física, tarifária e operacional entre os diferentes modos, tecnologias e sistemas de mobilidade metropolitana. Tudo isso de maneira articulada com o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio de Janeiro (PEDUI/RMRJ) e com o objetivo de criar propostas integradas, inclusivas e sustentáveis para serem implementadas na região pelos próximos 10 anos.
A abrangência temática do PRM 2034 levará em consideração os transportes ativos, os transportes coletivos metropolitanos, o transporte individual motorizado, a logística urbana metropolitana e a segurança viária. Serão ainda considerados como temas transversais as questões de uso e ocupação do solo, sustentabilidade, acessibilidade e sistemas de informação ao usuário, incluindo as ações e projetos realizados ou em andamento nos âmbitos federal, estadual e dos 22 municípios que compõe a região metropolitana: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Petrópolis, Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica e Tanguá.
Transporte Não Motorizado (TNM)
Envolvendo a revisão da legislação, medidas de segurança, caminhos pedonais e sinalização, proposição de diretrizes para implantação de rede ciclável, infraestrutura de apoio e padronização da sinalização, entre outros elementos relevantes.
Transporte Coletivo de Passageiros (TCP)
Propostas para reorganização e otimização do sistema de transporte público através da concepção de rede estrutural, avaliação de novas tecnologias, plano de operação e controle, medidas para melhorar a integração entre sistemas, políticas de incentivo à utilização de outras alternativas de transporte coletivo, entre outras medidas importantes.
Transporte Individual (TIP)
Políticas de utilização da infraestrutura, estacionamentos, uso das vias das regiões centrais dos municípios, desestímulo ao uso do automóvel, redefinição da hierarquização viária, entre outros.
Logística Urbana
Diretrizes para coleta, distribuição e circulação de cargas urbanas, revisão da legislação, circulação de cargas perigosas e superdimensionadas, restrição de circulação em áreas específicas, entre outras.
Segurança Viária
Medidas para redução de acidentes, ações e programas de conscientização da população e campanhas educativas, entre outras.
Como produtos finais do estudo será elaborado um conjunto de diretrizes para os Planos de Mobilidade de cada um dos municípios, incluindo revisões dos Planos de Mobilidade para os municípios que já os possuem (Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Maricá e Mesquita) que, juntamente com análises e propostas que serão desenvolvidas para a escala regional, irão compor o Plano de Mobilidade Metropolitana do Rio de Janeiro, que incluirá um Plano de Ação, um Plano de Investimentos, Estratégias de Implantação e um Programa de Gestão e Monitoramento das ações propostas.
Fonte: Governo do Estado do Rio de Janeiro e Instituto Rio Metrópole
Foto: Divulgação
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !