---
Portaria do Ministério da Infraestrutura, de 25 de novembro de 2022 e publicada no dia 9 de dezembro, disciplina a concessão e a administração do Passe Livre às pessoas com deficiência, comprovadamente carentes, no transporte coletivo interestadual de passageiros, de que trata a Lei 8.899, de 29 de junho de 1994.
A Portaria 1.579, publicada no Diário Oficial da União, estabelece os procedimentos para a concessão do benefício e determina que o Passe Livre em viagens interestaduais para pessoas com deficiência terá duração de cinco anos.
Para reivindicar o benefício, é preciso apresentar atestado médico comprovando a deficiência, ter renda mensal bruta familiar, dividida pelo número de seus integrantes, igual ou inferior a um salário mínimo. Caso o usuário já esteja inscrito no BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social) como pessoa com deficiência não há necessidade de atestado ou comprovação de renda.
A solicitação do benefício deverá ser presencial ou pela internet, junto ao órgão delegado ou entidades conveniadas, em formulário próprio, acompanhado de foto 3 x 4 e documento de identidade, além dos comprovantes já mencionados.
As operadoras de serviço de transporte coletivo interestadual rodoviário, ferroviário e aquaviário deverão reservar dois lugares por veículo do tipo convencional, localizados preferencialmente na primeira fila de poltronas para facilitar o acesso.
De acordo com a Portaria, as Agências Reguladoras dos Transportes Terrestres e Aquaviários ficarão responsáveis por definir a tipificação das infrações e os valores das multas às empresas que não cumprirem as novas determinações. O viajante também poderá ter direito a um acompanhante, se comprovar hipossuficiência financeira do acompanhante e se apresentar laudo médico da imprescindibilidade da presença do acompanhante para locomoção do beneficiário.
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !