---
Exposição mostrou veículos clássicos da história do transporte ao lado de modelos novos com tecnologia de ponta
A Nova Arena Baixada, em Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias (RJ), recebeu, dia 31 de agosto, a 1ª Expobus RJ, uma exposição de ônibus antigos e novos que celebra o transporte urbano e rodoviário brasileiro apresentando a modernidade da frota atual e resgatando a memória afetiva de ônibus clássicos que fizeram parte da vida do País. Noventa e cinco veículos, de várias empresas sediadas no estado do Rio e até em outros estados, preencheram o grande pátio do local.
Na abertura do evento, os três organizadores, os busólogos Saulo Scoponi, Metusalen Amaral e Darles Amaral, falaram de como surgiu a ideia de realizar a exposição no Rio. “A gente percebeu que o Rio de Janeiro estava com essa carência de eventos de transporte público… Isso aqui nasceu como um sonho compartilhado entre as pessoas e acabou tomando uma proporção que a gente nem imaginava… Acredito que lançamos hoje a pedra fundamental da Expobus RJ”, disse Scoponi.
Valorização dos motoristas
Os organizadores agradeceram o apoio de dezenas de patrocinadores, como a Semove e o Rio Ônibus, da secretaria de Estado de Transportes e da prefeitura de Duque de Caxias. Darles Amaral destacou a responsabilidade do motorista no setor de transporte por ônibus. “O motorista tem um papel importante dentro dessa cultura de transporte de pessoas e deve ser valorizado com boas ferramentas de trabalho, mas também com bom descanso e boa remuneração. O condutor é o cara que transporta vidas, sonhos… Temos as máquinas, mas também temos os homens e por trás desses homens há pais de família”, afirmou, ressaltando a presença de vários motoristas no local.
Entre as atrações, além dos veículos, a exposição contou com um espaço kids, oferecido pelo Rio Ônibus, com tobogã, pula-pula, totó e outros brinquedos para as crianças se divertirem, praça de alimentação e uma biblioteca móvel, montada dentro de um ônibus. Também foram disponibilizados serviços de saúde: a Pastoral do Menor do Rio de Janeiro realizou exames odontológicos em crianças e adolescentes, em ônibus adaptado, e a Ótica de Fábrica fez exames de vista gratuitos e forneceu óculos a preço de custo.
Vários parceiros da Expobus RJ apresentaram seus produtos e serviços, como reforma de pneus, para-brisas, vidros, entre outros. Além disso, fabricantes de miniaturas de ônibus comercializaram suas mercadorias no evento e atraíram a atenção de colecionadores.
Estrelas da exposição
O mais antigo ônibus exibido na Expobus, um Mercedes-Benz LP 321, carroceria Ciferal Flecha de Prata, de 1964, chamou a atenção dos visitantes, que fizeram vários registros fotográficos junto ao veículo. O Papo Amarelo 139, relíquia que faz parte do acervo da Auto Viação 1001, do Grupo JCA, já integrava a frota da empresa quando o empresário Jelson da Costa Antunes (1927 – 2006) assumiu sua direção, em 1968. Em 1976, o veículo foi vendido. Mas, em 1995, Carlos Otávio Antunes, filho de Jelson, o comprou de volta, restaurando-o para presentear o pai em seu 71º aniversário, comemorado em 1997.
Outra estrela da exposição foi um ônibus de 1997, adquirido por Metusalen Amaral. Antes um veículo de transporte escolar, ele foi totalmente reformado, ganhando nova pintura, em homenagem à antiga Viação Acari, que operava linhas na cidade do Rio de Janeiro e encerrou suas atividades em 2021, devido à crise enfrentada pelo setor de transportes e agravada pela pandemia. O veículo foi suspenso por um guindaste da Transportes Carvalho e ficou em exibição no alto.
Durante a Expobus RJ, foi realizada também uma roda de conversa sobre “Cultura de Segurança nas Empresas de Transportes”. O bate-papo aconteceu em duas sessões, às 11h e às 14h.
A sala vip do evento recebeu o nome da Semove, que foi representada na exposição por sua gerente de Comunicação Institucional, Verônica Abdalla. O local foi destinado para receber empresários e lideranças das operadoras do estado do Rio.
Fotos: Arthur Moura
Principais temas
Mais Curtidas
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Transporte como direito social no Brasil é o assunto de capa da Revista Ônibus 121
Congresso da UITP teve 15 mil participantes e mais de 300 palestrantes
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !