Primeiro Dia do Busólogo é comemorado na cidade do Rio de Janeiro

23/06/2026 < 1

A cidade do Rio de Janeiro celebra, em 22 de junho, o primeiro Dia do Busólogo, instituído pela Lei nº 9.418/2026. A data passa a integrar o Calendário Oficial do Município e tem como objetivo reconhecer a contribuição dos admiradores de ônibus para a preservação da memória e da cultura do transporte público local.

Os busólogos são cidadãos apaixonados pelo universo do ônibus e conhecedores da história do setor. Eles fazem fotos de frotas, catalogação de modelos, identificação de linhas e documentação do sistema de mobilidade.

O município conta com cerca de 4 mil ônibus em operação. Segundo representantes do Rio Ônibus, o Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, as atividades dos busólogos auxiliam na manutenção da identidade urbana.

Além de colecionadores e observadores, eles são parceiros do serviço de transporte por ônibus na medida em que utilizam canais em redes sociais e aplicativos de mensagens para orientar passageiros sobre trajetos e itinerários.

O interesse pelo setor também motiva o ingresso profissional de muitos jovens busólogos no mercado de trabalho da mobilidade urbana, em funções diversas funções disponíveis nas empresas de transporte por ônibus.