Programa da Semove entrega à Braso Lisboa primeiro relatório de controle da qualidade do diesel

11/03/2025 2 min leitura

O Programa de Qualidade do Diesel da Semove entregou, dia 18 de fevereiro, na empresa Braso Lisboa, o primeiro relatório referente ao serviço de controle da qualidade do óleo diesel, realizado em parceria com os sindicatos filiados à Federação.

O diretor executivo da operadora, Gustavo Albuquerque, que recebeu o documento das mãos da coordenadora de Meio Ambiente da Semove, Christiane Chafim, e da engenheira Ana Paula Silva, afirmou ter ficado “impressionado” com o trabalho desenvolvido pela equipe do CSA. “Já manifestei nosso desejo de aderir ao programa e manter esse acompanhamento mensal que, certamente, irá nos provocar a melhorar continuamente, tanto nossas práticas ambientais, quanto nosso trabalho financeiro”, disse.

O serviço de controle da qualidade do óleo diesel, cujo objetivo é auxiliar as empresas associadas na melhoria dos processos de armazenamento do diesel, passou a ser oferecido pela Semove, gratuitamente, em setembro de 2024. Desde então, 14 operadoras já solicitaram a visita técnica do CSA para realizar o diagnóstico e sete já receberam o relatório – Braso Lisboa, Linave, Pavunense, Ponte Coberta, Gardel, Real Brasil e Tinguá.

Segundo Christiane Chafim, o diagnóstico é a primeira etapa do processo de avaliação da qualidade do diesel, quando são feitos um checklist, com base em itens pré-definidos, e registros fotográficos do óleo presente nos tanques de combustível da frota. “Nessa avaliação, identificamos as oportunidades de melhorias para a economia e qualidade do diesel e geramos um relatório, com as fotos produzidas e os dados levantados, que é entregue à empresa. A partir daí, a operadora opta por aderir ou não ao Programa. Caso escolha dar continuidade, nossa equipe faz o acompanhamento de todo o processo de melhoria, com visitas mensais”, explica Christiane Chafim.

Uma novidade é a disponibilização de um aplicativo para as empresas que aderirem ao programa. A ferramenta permite às operadoras fazerem o monitoramento do trabalho, que envolve inspeção de equipamentos, drenagem do tanque e dos filtros, entre outras ações. O objetivo é o aprimoramento contínuo das melhores práticas de armazenamento do diesel.

As empresas interessadas em fazer o diagnóstico podem entrar em contato com o Centro de Serviços Ambientais da Semove pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (21) 3221-6300.