---
O Programa de Qualidade do Diesel da Semove entregou, dia 18 de fevereiro, na empresa Braso Lisboa, o primeiro relatório referente ao serviço de controle da qualidade do óleo diesel, realizado em parceria com os sindicatos filiados à Federação.
O diretor executivo da operadora, Gustavo Albuquerque, que recebeu o documento das mãos da coordenadora de Meio Ambiente da Semove, Christiane Chafim, e da engenheira Ana Paula Silva, afirmou ter ficado “impressionado” com o trabalho desenvolvido pela equipe do CSA. “Já manifestei nosso desejo de aderir ao programa e manter esse acompanhamento mensal que, certamente, irá nos provocar a melhorar continuamente, tanto nossas práticas ambientais, quanto nosso trabalho financeiro”, disse.
O serviço de controle da qualidade do óleo diesel, cujo objetivo é auxiliar as empresas associadas na melhoria dos processos de armazenamento do diesel, passou a ser oferecido pela Semove, gratuitamente, em setembro de 2024. Desde então, 14 operadoras já solicitaram a visita técnica do CSA para realizar o diagnóstico e sete já receberam o relatório – Braso Lisboa, Linave, Pavunense, Ponte Coberta, Gardel, Real Brasil e Tinguá.
Segundo Christiane Chafim, o diagnóstico é a primeira etapa do processo de avaliação da qualidade do diesel, quando são feitos um checklist, com base em itens pré-definidos, e registros fotográficos do óleo presente nos tanques de combustível da frota. “Nessa avaliação, identificamos as oportunidades de melhorias para a economia e qualidade do diesel e geramos um relatório, com as fotos produzidas e os dados levantados, que é entregue à empresa. A partir daí, a operadora opta por aderir ou não ao Programa. Caso escolha dar continuidade, nossa equipe faz o acompanhamento de todo o processo de melhoria, com visitas mensais”, explica Christiane Chafim.
Uma novidade é a disponibilização de um aplicativo para as empresas que aderirem ao programa. A ferramenta permite às operadoras fazerem o monitoramento do trabalho, que envolve inspeção de equipamentos, drenagem do tanque e dos filtros, entre outras ações. O objetivo é o aprimoramento contínuo das melhores práticas de armazenamento do diesel.
As empresas interessadas em fazer o diagnóstico podem entrar em contato com o Centro de Serviços Ambientais da Semove pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (21) 3221-6300.
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !