---
O Senado vai analisar um Projeto de Lei que permite às passageiras de viagens interestaduais e internacionais, que estejam desacompanhadas, optarem por assentos ao lado de outras mulheres.
Apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), o PL 719/2025 propõe que as companhias áreas e as empresas de navio, barco, balsas, trem e ônibus interestaduais ou internacionais ofereçam essa opção às mulheres no momento da compra da passagem ou viabilizem a troca sem custos na hora do embarque, desde que haja lugar disponível. O texto prevê ainda que as empresas adotem medidas de prevenção a situações de assédio e violência.
A senadora citou um estudo da ONU Mulheres, feito em várias capitais do Brasil em 2021. Segundo o levantamento, 83% das passageiras revelaram ter sofrido algum tipo de violência durante seus deslocamentos pelas cidades, a exemplo de cantadas, importunação e assédio sexual. “A iniciativa visa prevenir casos de assédio e a gente sabe também que previne violência, proporcionando muito mais tranquilidade durante os deslocamentos. Comprovadamente a vulnerabilidade das mulheres no transporte coletivo é uma realidade. Essa mudança representa um passo importante para que a gente possa proteger milhares de mulheres todos os dias”, disse Daniella Ribeiro.
O projeto ainda será enviado para discussão e votação nas comissões do Plenário.
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !