Renan Filho será o novo ministro dos Transportes

29/12/2022 < 1

O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) será o ministro dos Transportes no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Renan para a pasta foi definido em reunião do partido no dia 28 de dezembro e divulgado dia 29 pelo presidente eleito, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

O novo ministro dos Transportes é indicação da bancada do MDB no Senado. Filho do senador Renan Calheiros (MDB-AL), ele também foi eleito senador por Alagoas. Seu primeiro suplente, Fernando Farias (MDB) assumirá em seu lugar.

Renan Filho nasceu em Murici (AL) e mudou-se para Brasília aos 16 anos. Em 2003, formou-se em Ciências Econômicas e passou a trabalhar com o pai no Senado. Em 2013, concluiu o curso de extensão em Políticas Públicas dirigidas à Primeira Infância, na Universidade de Harvard, em Cambridge, nos EUA.

O futuro ministro iniciou sua trajetória política em 2004, aos 25 anos, ao eleger-se prefeito de Murici, se reelegendo em 2008. Em abril de 2010, deixou a prefeitura para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, pelo MDB, tendo sido o deputado mais votado. Em outubro de 2014, foi eleito governador de Alagoas, tornando-se o mais jovem governador da história do Estado. Se reelegeu em 2018.