Richele Cabral e Cassiano Rusycki participam de Seminário da UITP

03/04/2024 2 min leitura

O Seminário sobre digitalização para a mobilidade, realizado pela UITP (Associação Internacional do Transporte Público), no dia 27 de março, em Salvador (BA), contou com a participação da diretora de Mobilidade Urbana da Semove, Richele Cabral, e do diretor executivo da Riocard Mais, Cassiano Rusycki.

Como vice-presidente da Divisão América Latina da UITP, Richele fez a abertura oficial do evento. A executiva também foi moderadora da sessão 3 do Seminário, sobre E-Mobility, que tratou sobre as últimas tendências em tecnologia de sistemas de ônibus elétricos, da inovação de baterias ao carregamento rápido e gestão inteligente de frotas, além de outras tecnologias de planejamento. Durante o painel, foram discutidos os investimentos necessários para o melhor desempenho de frotas, operações e garagens.

Participaram como palestrantes na sessão E-Mobility: o diretor da latam Goal Systems, Romano García; o gerente geral para América Latina da Optibus, Ronem Avraham; o gerente adjunto de Tecnologia TP, da Metropol, do Chile, Cristian Gonzalez; o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Produtos e Consultoria Especializada da Giro, Mohab Abla; e o diretor de Gestão de Produtos e Inovação da Trapeze Swtzerland GmbH, Christoph Wehrli.

Já Rusycki foi um dos palestrantes, na sessão sobre Bilhetagem e MaaS (Mobilidade como Serviço), que teve como moderador o membro da comissão de ITS Stenio Franco. O painel debateu o futuro do transporte através de pagamentos integrados em transportes públicos e MaaS, a partir do aproveitamento da conveniência, da sustentabilidade e da eficiência dos sistemas integrados. O diretor da Riocard Mais começou falando sobre os investimentos na infraestrutura de mobilidade urbana pública e privada ao longo dos anos e quais os meios mais utilizados pelos brasileiros em seus deslocamentos.

Foto: Divulgação

Rusycki falou também sobre integração como um todo, incluindo vias, modos, pagamentos, tarifas, sistemas e cidades. Além disso, ressaltou o fato de que o passageiro busca opções e faz suas escolhas. O diretor executivo apresentou os números e relevância do Riocard Mais no estado do Rio de Janeiro: o cartão integra 70 cidades e todos os meios de transporte público. Atualmente, segundo o diretor, há 7 milhões de cartões em uso, 19 mil validadores instalados e são realizadas 6,5 milhões de recargas por mês.

Também foram palestrantes na sessão sobre Bilhetagem e MaaS: o diretor de Comunicação, Roberto Cesar Sganzerla; o diretor de Negócios e Marketing da Autopass, Daniel Takatohi; o representante da Transdata, Rafael Teles; o secretário geral e presidente do Comitê de TI da Calypso Networks Association, Ralph Gambetta; e o diretor geral da VDV e-Ticket Services.

Foto: Divulgação

Comentários