---
Como parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, realizada entre 18 e 25 de setembro, o Rio Ônibus promoveu, dia 20 de setembro, um evento voltado para conscientização sobre segurança viária. A iniciativa, em parceria com o Sest Senat Deodoro, a CET-Rio e a Operação Lei Seca, reuniu centenas de motociclistas no Parque Madureira para participarem de dinâmica sobre os pontos cegos nos ônibus e reforçar a segurança e educação no trânsito.
Durante a dinâmica sobre o ponto cego os participantes podiam sentar-se no banco do motorista do ônibus para entenderem quais são os ângulos, chamados de pontos cegos, não refletidos pelos retrovisores, que não permitem aos motoristas visualizarem os motociclistas, ciclistas e pedestres. Além disso, os convidados percorreram um circuito de cones utilizando óculos simulador de embriaguez e de efeitos de drogas ilícitas na direção e também receberam orientações sobre itens de segurança e fiscalização.
Outra ação da qual o Rio Ônibus participou, junto com as empresas da cidade do Rio, foi a divulgação da campanha “Viva Sem Carro”, em busdoor fixados em mais de 1000 ônibus. A ideia foi dar maior visibilidade ao Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), quando a população é convocada a deixar os veículos motorizados em casa e refletir sobre o uso excessivo das conduções particulares, que causa congestionamentos e aumenta a emissão de gases tóxicos ao meio ambiente.
Já no próprio dia 22, foi realizada a “Pedalada Dia Mundial Sem Carro”, com saída da Quinta da Boa Vista em direção ao Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo. Antes da pedalada, houve apresentação de peça teatral educativa, do Programa A Caminho da Escola 2.0, e entrega de bicicletas aos alunos de escolas municipais contemplados no concurso de desenho do Dia Mundial Sem Carro. No dia 25, o Rio Ônibus promoveu ações educativas para 400 alunos, no GET Escola Elza Soares .
Foto: Divulgação
Em Niterói, o Dia Mundial Sem Carro foi comemorado com muita música. A Semove, ao lado do Ministério da Cultura, da Feso (Fundação Nacional Serra dos Órgãos) e do Teroni (Terminal Rodoviário de Niterói), levou ao Terminal João Goulart a apresentação da Orquestra Feso Pro Arte, com seu concerto intitulado Temporada Sementes 2023. Os músicos executaram obras de compositores consagrados, como Villa-Lobos, Mozart, Guerra-Peixe, Johannes Brahms, Ernani Aguiar, Santino Parpinelli e Consuelo Velasquez.
Foto: Verônica Abdalla
Mais Curtidas
Revista Ônibus vence Prêmio CNT de Jornalismo na categoria Comunicação Setorial
Viação Dedo de Deus promove adesivação dos pontos cegos dos ônibus
O Impacto Negativo do Trânsito na Saúde
Projeto brasileiro vence UITP Awards da América Latina na categoria Clima e Saúde
Semove nas redes:
© SEMOVE Todos os direitos reservados.
Nome (obrigatório)
E-mail (obrigatório)
Nome completo (obrigatório)
CPF (obrigatório)
Qual a sua relação com o Sistema Fetranspor (obrigatório)? Colaborador, gestor, agente de governançaFornecedor terceirizado, cliente, sindicato, empresas de transporte coletivo de passageiros, demais categorias de empresas com contratos firmados com o Sistema Fetranspor.
CNPJ da EMPRESA
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas nesta Política de Segurança da Informação, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
DECLARA que tomou conhecimento e compreendeu as disposições previstas neste Código de Conduta, se comprometendo a respeitar, no desempenho de suas atividades, todos os seus termos, condições e princípios, estando sujeita às responsabilidades cabíveis advindas do descumprimento.
Conteúdo aqui !