Rio Ônibus apoia tour histórico-cultural para estudantes pela “Pequena África”

17/05/2024 < 1

O Circuito Histórico de Herança Africana, criado pela Prefeitura do Rio, em 2011, e oferecido pelo Instituto Pretos Novos, agora conta com o apoio do Rio Ônibus para levar estudantes de escolas públicas da cidade para conhecer o local histórico, na zona portuária, chamado de “Pequena África”. A participação do Sindicato faz parte de suas ações para o Maio Amarelo, mês nacional de conscientização sobre segurança viária.

O passeio guiado é voltado para todas as pessoas e narra a história da escravidão na cidade. Os estudantes são acompanhados por professoras de história de suas escolas. Eles desembarcam em um ônibus, em frente ao Largo da Prainha, e percorrem os principais pontos do local, como a Pedra do Sal, o Cais do Valongo, a Praça da Harmonia, onde aconteceu a Revolta da Vacina, e o Cemitério Pretos Novos.

No dia 14 de maio, 30 alunos da Escola Municipal George Sunmer participaram do passeio cultural. Luisa Duque, uma das educadoras, ressaltou a importância da ação para os estudantes. “Muitas vezes eles não conhecem a história da cultura e das contribuições do povo negro para o nosso país, embora eles tragam com eles muitos traços dessa cultura. Além disso, eles têm uma sensibilidade muito grande para o assunto”, afirmou.

O Circuito é apoiado também pelo Detran-RJ, através da Operação Lei Seca, pela CET-Rio e pelo INTO. As ações do Maio Amarelo promovidas pelo Rio Ônibus preveem sobretudo medidas educativas para crianças, adolescente, motociclistas, ciclistas e pedestres.