Rio Ônibus e Cittamobi lançam aplicativo para deficiente visual utilizar ônibus com autonomia e segurança

09/12/2023 2 min leitura

O Rio Ônibus, em parceria com o aplicativo Cittamobi, lançou, dia 4 de dezembro, em evento realizado em sua sede, o Cittamobi Acessibilidade. Trata-se de uma versão do app de geolocalização de ônibus, que informa às pessoas com deficiência visual, em tempo real, a previsão de chegada do veículo ao ponto e quando ele está próximo do destino desejado, facilitando o desembarque do usuário.

O Cittamobi Acessibilidade também promove a ambientação ao longo do trajeto, através de notificações que detalham quando o ônibus está perto de locais turísticos, igrejas e praças. Também permite a criação de pontos de referência personalizados e conta com um roteirizador. É possível, por exemplo, definir destinos frequentes, como casa, médico, faculdade e trabalho, que são acionados através de comandos simples de voz, como “ir ao médico”.

A iniciativa é mais um passo do setor de transporte por ônibus na busca por uma mobilidade urbana mais humanizada para todos, como reforçou João Gouveia, presidente do Rio Ônibus. “O melhor resultado da tecnologia é a ruptura para atender as pessoas. Então, um aplicativo que apoia as pessoas é tudo que a gente precisa. Quando transportamos pessoas, nada mais justo do que a gente pensar em apoiar essas pessoas, ter tomadas de decisão para que tenhamos os usuários muito mais fortalecidos dentro dos nossos ônibus”, afirmou.

Além das funcionalidades voltadas para o uso do transporte público, o aplicativo identifica ruas, avenidas e outros pontos de localização, auxiliando o deficiente visual no deslocamento de rotas a pé. A ferramenta fornece, automaticamente, sugestões que incluem ônibus e caminhada, oferecendo orientação para cada etapa. No caso de viagens, ainda há um recurso que identifica o deslocamento entre municípios.

Criado pelo engenheiro de software Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual, o Cittamobi Acessibilidade tem como objetivo levar mais segurança e autonomia às pessoas com deficiência visual. Ele já está disponível para ser baixado e pronto para uso no Rio de Janeiro e em mais de 300 cidades no Brasil, incluindo Volta Redonda (RJ) e Petrópolis (RJ), esta através da Turp Transporte.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Comentários